Tubos

Ao utilizar o comando "Aplicar inclinação" é informada a mensagem "Não foi possível definir novas alturas"

Na plataforma AltoQi Builder, a rede sanitária é lançada na elevação zero. Com o lançamento finalizado, torna-se possível aplicar a inclinação nos condutos a partir do comando Aplicar Inclinação, que realiza o ajuste automático da altura das conexões de acordo com a inclinação padrão associada a cada trecho de tubulação. 
Portanto, sugerimos a leitura dos artigos para auxiliar no uso deste comando:
  1. Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?
  2. Exemplo: Aplicando inclinações nas tubulações sanitárias
  3. Exemplo: Retornando a situação inicial após o uso do comando Aplicar Inclinação
  4. Ao utilizar o comando "Aplicar inclinação" é informada a mensagem "Não foi possível definir novas alturas"
Após selecionar as conexões desejadas e utilizar do comando " Aplicar inclinação", tal recurso pode ser interrompido e a mensagem " Não foi possível definir novas alturas", ilustrada na figura abaixo, pode ser exibida.
  
  
Esta mensagem é emitida quando o programa não compreende alguma das conexões selecionadas pelo usuário para alterar a elevação Z.

Observação: Para evitar a interrupção do comando, dentre as conexões selecionadas ao aplicar inclinação, a conexão mais a montante deve se referir a um início de rede.
 
A figura abaixo ilustra uma situação em que foram selecionadas apenas conexões específicas, e que não se configuram como início de rede, e o resultado foi a mensagem acima citada.
  
  
Logo, proceda com os seguintes passos:
  1. Acesse novamente o comando Aplicar inclinação junto a guia Lançamento - grupo Conexão;
  1. Selecione o lançamento que deseja recalcular a elevação das conexões;
Observação: Sugerimos a seleção de todo o lançamento já realizado no croqui de projeto corrente, ou mesmo aquele lançamento que inclua alguma conexão de início de rede.
 
  1. Clique na tecla <Enter>;
  2. Defina a altura da conexão situada mais a montante do lançamento e que compreenderá a elevação inicial da rede;
Obserevação: O artigo técnico Exemplo: Aplicando inclinações nas tubulações sanitárias ilustra um exemplo prático do emprego do comando Aplicar inclinação, demonstrando como identificar qual será a conexão mais elevada a montante.
  1. Clique na tecla <Enter>.
Realizando os passos acima descritos, será possível concluir a aplicação das inclinações ao lançamento sanitário efetuado, sem a exibição da mensagem "Não foi possível definir novas alturas".

Observação: Se a mensagem continuar sendo apresentada, impedindo o uso do comando Aplicar inclinação, execute o comando Verificar edificação para corrigir possíveis tubos/conexões inconsistentes no projeto, como ensina o artigo Utilização do comando "Verificar edificação" na plataforma AltoQi Builder.
 
Neste artigo abordamos o motivo do aparecimento da mensagem "Não foi possível definir novas alturas", e como contorná-la.