Fundações

Como lançar pilares de fundação

No Eberick, dependendo dos requisitos da estrutura e da complexidade das análises necessárias, pode-se realizar o lançamento das fundações da estrutura de algumas formas diferentes. Mais especificamente, o usuário pode informar ao programa qual a geometria exata da fundação (fundações com geometria fixa) ou então deixar que o programa decida, de acordo com os esforços e os parâmetros do solo, qual é a melhor geometria (pilares de fundação).

Pilares com fundação automática

No lançamento dos pilares de fundação, deve-se determinar no lançamento apenas a geometria do pilar de arranque e alguns dados referentes à fundação, como o vínculo a ser adotado com o solo e a profundidade em relação ao baldrame.

Através do lançamento do pilar de arranque e definição destes parâmetros, o Eberick calcula automaticamente a geometria necessária para o elemento, a partir das resistências cadastradas para o solo e das cargas atuantes da fundação. Após isso, o programa também dimensiona e detalha o elemento de fundação escolhido.

 

Estrutura de pavimentos

Supondo que a estrutura possui um pavimento de baldrame, localizado a uma certa altura das fundações, o lançamento dos pilares de fundação deve ser realizado no próprio pavimento de baldrame. O posicionamento da fundação abaixo deste nível se dará pela profundidade determinada no lançamento.

Portanto, o primeiro pavimento da estrutura neste lançamento deve ser o nível da primeira laje (baldrame). A altura do pavimento de baldrame deve ser definida como uma altura suficiente para conter os elementos de fundação, porém ela não será utilizada para a definição da profundidade dos elementos, uma vez que esta informação é inserida no lançamento.

Lançamento

O lançamento dos pilares de fundação é realizado através da guia "Lançamento", grupo "Fundações", comando "Pilar de fundação":

Atenção: elementos de fundação devem ser sempre inseridos em um pavimento principal do projeto. Não deve ser feito o lançamento de um elemento de fundação em nível intermediário (geralmente criado para o lançamento de escadas).
 Após acionar o comando, será aberta a janela de lançamento do elemento, onde deverão ser preenchidas as informações do pilar de arranque e da fundação que será calculada:

As informações a serem preenchidas nesta janela são:

  • Ambiente: é o ambiente a ser considerado para a escolha do cobrimento das armaduras. Para o pilar de fundação, é usual deixar marcado o ambiente "Contato com o solo" o que fará com que o cobrimento seja maior para estas armaduras (conforme configurado em "Materiais e durabilidade");
  • Altura da barra: altura que será considerada para a barra do pórtico espacial que irá representar esta fundação. Recomenda-se deixar marcada a opção "Auto" para que o Eberick calcule automaticamente a altura da barra em função da profundidade da fundação;
  • Vínculo de apoio das fundações: vínculo adotado na base da barra no modelo estrutural;
  • Grupo "Seção do pilar": aqui deve-se preencher os dados do pilar de arranque, que é o pilar que vai desde o nível do baldrame até o elemento de fundação;
  • Fundação: escolhe-se qual o tipo de fundação que será utilizado para este pilar, entre bloco, sapata ou tubulão.
    • Para tubulões, deve-se clicar no botão "..." para definir qual a quantidade desejada de tubulões e sua disposição, bem como cadastrar as camadas de solo.
  • Profundidade (df): habilitado apenas para as sapatas, este parâmetro define qual é a profundidade da sapata, medida do nível do baldrame até o fundo da sapata.
  • Altura de arranque (ha): estará habilitado apenas para blocos e para tubulões, e representa a altura do pilar de arranque, medida do nível do baldrame até o topo do bloco.

Após preencher as informações da fundação e confirmar a janela, o lançamento da fundação é realizado da mesma maneira que o lançamento de pilares (Como lançar pilares no AltoQi Eberick). O pilar de fundação irá exibir um contorno em linha tracejada. Este contorno não representa os limites da fundação, sendo apenas uma identificação do elemento como fundação.

Desta forma se realiza o lançamento do pilar de fundação. Ao realizar o processamento da estrutura e o dimensionamento dos elementos, o elemento de fundação terá sua geometria determinada pelo programa, e será realizado seu dimensionamento.

Nos próximos artigos desta série, veremos como lançar fundações com geometria pré-determinada, sem pilar de arranque e que podem ser ligadas diretamente às vigas baldrame.