Vigas

Erro D12 - (VSd/VRd2 + TSd/TRd2) > 1

Os modelos de resistência dos elementos lineares de concreto armado, quando sujeitos à torção e ao cisalhamento, apresentam uma sobreposição das bielas comprimidas. Isto é, a mesma região de concreto (biela) que sofre compressão no cisalhamento, também pode sofrer compressão na torção. A figura abaixo é um esquema dos modelos de comportamento de viga sujeita a esforço cortante e à torção.

Através destes modelos, percebe-se que existe uma região de concreto sujeita à compressão tanto no cisalhamento quanto na torção. Por este motivo, caso a seção seja dimensionada à torção e ao cisalhamento, e estejam atendendo a estes esforços de forma isolada, ainda assim a seção pode sofrer ruptura por excesso de compressão no concreto, caso os efeitos ocorram em conjunto.

Por este motivo, o item 17.7.2.2 da norma NBR 6118:2014 prescreve uma verificação em conjunto da resistência à compressão da viga sob torção e cisalhamento. Esta verificação é representada pela equação abaixo:

Onde,

Atendendo a este item de norma, o AltoQi Eberick realiza a verificação desta condição para os elementos estruturais e, caso encontre que em algum elemento a condição não é atendida, emite o Erro D12 - (VSd/VRd2 + TSd/TRd2) > 1.

Como resolver o erro?

Para resolver este erro, deve-se reduzir a solicitação de torção ou de cortante do elemento ou aumentar a sua resistência. Para o caso deste erro, o projetista pode escolher se irá melhorar o desempenho à torção ou ao cisalhamento. As orientações referentes a como resolver este erro dependem do esforço que se deseja abordar, e podem ser encontradas nos artigos abaixo:

  • Para melhorar a condição ao cisalhamentoErro D10 - Força cortante Vsd maior que Vrd2
  • Para melhorar a condição à torçãoErro D11 - Esforço de torção TSd maior que TRd2