No Eberick, ao realizar o processamento da estrutura, serão criadas barras representando as vigas e os pilares para montagem do modelo de pórtico espacial. Neste modelo, caso alguma barra tenha um comprimento muito pequeno (ou nulo), a matriz de rigidez poderá encontrar erros durante o processamento, ou então o resultado da análise pode ficar comprometido por erros computacionais associados ao fato de dois nós possuírem coordenadas muito próximas.
Por este motivo, antes de processar a estrutura, o Eberick verifica se existe algum elemento de barra (mais tipicamente uma viga, porém pode ser qualquer outro elemento linear no lançamento) que possui um comprimento muito próximo de zero, o que causaria problemas no processamento. Caso seja encontrada alguma barra nesta situação, o processamento falha, e é emitido o Erro L15 - Barra com comprimento nulo.
Para resolver este erro, deve verificar-se em que posição do projeto está localizada a barra, e corrigir o lançamento da região. Para realizar isso, pode-se seguir os passos abaixo:
- Com o croqui do pavimento que resultou no erro L15 aberto, acesse a aba Lançamento - Outros - Verificar lançamento (botão
)
- Será aberta uma janela mostrando os erros de lançamento do pavimento. Navegue pelas setas na parte superior da janela até encontrar o Erro L15.
- Com o erro L15 sendo exibido, acesse a aba Operações - Outros - Localizar (botão
), que irá ajustar a visualização do croqui para mostrar a barra em questão.
- Através desta visualização, localize a barra que apresenta comprimento nulo. Neste caso, veja que esta barra é um trecho da viga V2. Refaça o lançamento da região da forma correta (neste caso do exemplo, a viga deve chegar diretamente no pilar, sem existir nenhum nó no encontro da viga com o pilar)
Com isso, o erro L15 deve ser resolvido para este caso. Através da janela do comando Verificar lançamento podem-se verificar e corrigir outras situações de lançamento inválido, que devem ser resolvidas de forma semelhante.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.