Vigas

Aviso 38 - Verificar condição de apoio sobre o pilar

Nos apoios extremos de vigas sobre pilares, é importante que o Pilar ofereça uma região favorável de apoio à viga, para que a transmissão de esforços e a ancoragem das armaduras possa ser efetuada no encontro dos elementos. Para validar esta condição, o AltoQi Eberick verifica as condições de apoio da viga sobre o pilar, e caso encontre que a situação é desfavorável, emite o Aviso 38 - Verificar condição de apoio sobre o pilar.

Para verificar esta questão, o programa verifica se a largura da viga em todo o seu vão efetivo está contida no pilar. Para isso, a extremidade do vão efetivo da viga é localizada a uma extensão com o comprimento igual ao menor valor entre 0,3h (30% da altura da viga) e t/2 (metade do comprimento do apoio) (a1 = min(0,3h; t/2)) do ponto de encontro do eixo da viga com o pilar.

 

Desta forma, caso em qualquer ponto esta região esteja localizada fora do pilar, será emitido o Aviso 38, para que o projetista reveja o lançamento desta situação. Quando isso ocorre, haverá uma concentração de esforços nas regiões apoiadas para garantir que o carregamento da viga será repassado integralmente ao pilar. Em contrapartida, haverá regiões da viga que deixarão de contribuir tão ativamente para a resistência do elemento.  Como no AltoQi Eberick os elementos são representados como barras de pórtico, essas diferenças não são contabilizadas, de modo que fica a cargo do projetista verificar se o dimensionamento fornecido pelo programa é aplicável e, se for o caso, adotar os reforços necessários. Para deixar o projetista ciente disso, é emitido o Aviso 38 - Verificar condição de apoio sobre o pilar PXX. 

Levando em consideração a situação acima, a distribuição de esforços passa a tomar uma forma análoga.

De modo geral, esse aumento nos esforços não deve alterar o dimensionamento do pilar, que continua absorvendo o mesmo carregamento. Todavia, o dimensionamento da viga deve ser validado para garantir que os pontos mais solicitados respeitem a resistência da viga. É interessante pontuar que, quanto maior a diferença entre base da viga e dimensões do pilar, maior será a concentração de esforços e, consequentemente o reforço a ser previsto.

Abaixo estão relacionadas algumas situações que fazem com que este aviso seja emitido.

Viga com largura maior que o pilar

Neste caso, a viga possui largura maior que o pilar. Portanto, uma parte da região verificada está localizada fora do pilar, emitindo o aviso. Para resolver este caso, deve-se ajustar a largura dos elementos para que fiquem compatíveis.

Viga com apoio deslocado da face do pilar

Caso exista algum problema de alinhamento entre os elementos, é possível que uma região do apoio da viga fique para fora do pilar, causando a emissão do aviso. Para corrigir esta questão, deve-se revisar o alinhamento entre os elementos, podendo para isso utilizar os comandos Verificar alinhamento (botão ) e Alinhar elementos na vertical / horizontal (botão ), ambos acessíveis por meio da aba Lançamento - Outros:

Pilar inclinado em relação ao eixo da viga

Neste tipo de situação, o encontro da viga com o pilar ocorre inteiramente na face do pilar, não existindo nenhum problema de alinhamento, porém a região verificada com a extensão do vão efetivo possui uma área no vazio, devido à inclinação do pilar. Para corrigir este tipo de caso, deve-se deslocar a viga do canto do pilar, para garantir uma região de apoio favorável: