Peças

Exemplo: Corrigindo a indicação de possível peça inadequada por geometria devido ao número de entradas nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio

A plataforma AltoQi Builder pode emitir o aviso  "Possível uso de peça inadequada por geometria"  em certas peças do projeto. Neste artigo exemplificaremos como corrigir esta indicação quando o motivo for o número de entradas .

Observação:  Se você ainda não descobriu qual é o motivo do programa estar apresentando a mensagem de "possível uso de peça inadequada por geometria", leia o nosso artigo Indicação - Possível uso de peça inadequada por geometria nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio

Neste exemplo corrigiremos a indicação apresentada na peça  "Ralos pluviais - 100x100x40- caixa seca"  mostrada na imagem abaixo.

Observação:  Obs.: Este artigo também é válido para as demais peças do programa.



Ao tentar definir a peça que possui o aviso acima, podemos ver que apenas com o filtro   habilitado a peça já se mostra inadequada (pintada em vermelho).


Assim que nos deparamos com uma situação dessas, devemos verificar quantas entradas e saídas foram cadastradas para esta peça:

  • Acesse ARQUIVO - Cadastro - aba Peças - PVC Esgoto - Ralos Pluviais - 100x100x40- caixa seca;
  • Abra a janela de Entradas como mostra a imagem abaixo.

Na janela de Entradas, constatamos que a peça foi cadastrada para ter apenas uma tubulação e que esta deverá estar saindo. Portanto, o número de entradas desta peça é 1.
 
Após entender como a peça está cadastrada no programa, podemos sugerir duas possíveis soluções.  

1. Corrigindo o lançamento

A situação do lançamento mostrado neste exemplo possui um tubo entrando no ralo pluvial e outra saindo. Como foi verificado que a peça só deve ter uma tubulação saindo, podemos excluir o tubo que está entrando nela para corrigir a indicação.

Outra situação possível sobre correção do lançamento é quando um dos tubos não está conectado corretamente na peça, fazendo com que ela tenha menos entradas/saídas do que deveria.
 
Nestes casos,  a tubulação que não está conectada à peça estará apresentando uma das indicações abaixo:

Indicação - Não existe fluxo de entrada nesta conexão (possível início de rede)

Indicação - Não existe fluxo de saída nesta conexão (possível final de rede)

2. Corrigindo o cadastro da peça

A situação do lançamento mostrado neste exemplo possui um tubo entrando no ralo pluvial e outra saindo. Então, podemos criar uma peça igual, alterando apenas as Entradas para torná-la adequada ao nosso projeto.
  • Acesse ARQUIVO - Cadastro - aba Peças - PVC Esgoto - Ralos Pluviais - 100x100x40- caixa seca;
  • Crie uma cópia da peça com os passos do artigo Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro;
  • Clique sobre a peça copiada;
  • Abra a janela de Entradas e adicione uma entrada como mostra a imagem abaixo:


Observação: O campo Ângulo foi preenchido como 180° pois o tubo de entrada está no lado oposto ao tubo de saída 0°.

  • Agora basta substituir o ralo pluvial pela nova peça cadastrada.


Observação:  Caso o projetista deseje manter a peça que possui a indicação sem que emita a mensagem, é possível através do procedimento do artigo Como fixar uma peça?

Com o procedimento deste artigo será possível solucionar as indicações de possível uso de peça inadequada por geometria devido ao número de entradas.