Elementos genéricos e metálicos

Como lançar elementos genéricos no AltoQi Eberick?

A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material. 

Como lançar elementos genéricos?

Uma vez realizado o cadastro dos materiais e seções necessários, você poderá inserir os elementos genéricos em seu projeto. O AltoQi Eberick permite a inserção de vigas, pilares e fundações genéricas. Neste artigo mostrarei as principais configurações que podem ser ajustadas no momento do lançamento para cada um deles.

Vigas genéricas

Para realizar o lançamento das vigas genéricas, é necessário acessar o comando Lançamento - Vigas - Viga genérica (botão ). Na janela Viga genérica informamos o nome da viga genérica, o material e a classe, e as informações geométricas da seção, como demonstrado na imagem abaixo. Caso você deseje inserir uma viga inclinada, execute o comando Lançamento - Vigas - Adicionar viga genérica inclinada  (botão )


Pilares genéricos

Para realizar o lançamento de pilares genéricos, é necessário acessar o comando Lançamento - Pilares - Adicionar pilar genérico (botão ). Na janela Pilar genérico, informamos o nome do pilar genérico, o material e a classe, e as informações geométricas da seção, bem como para vigas:

 

Fundações genéricas

As fundações genéricas são o equivalente às fundações em concreto, porém para pilares genéricos. A inserção será análoga aos pilares genéricos, com a exceção de que, para as fundações, será necessário informar as características da fundação, como mostrado na imagem abaixo:

 

Neste artigo, mostrei como realizar a inserção destes elementos. O artigo Como lançar elementos metálicos? mostra como lançar os elementos metálicos, que serão dimensionados pelo Eberick.