Paredes de contenção

Erro L37 - Não foi possível montar a grelha da parede

Bem como para lajes, o Eberick utiliza a analogia de grelha para realizar o cálculo de paredes. Neste sentido, para que o modelo seja representativo, é necessário que seja posicionado um número mínimo de faixas no trecho de parede. Para isto o Eberick posiciona as barras e, caso a parede tenha dimensões reduzidas, o espaçamento da grelha é alterado para que seja possível posicionar todas as faixas necessárias. 


Para não comprometer os resultados encontrados, o programa ainda limita o valor inferior de espaçamento. Desta maneira, caso a parede possua dimensões muito reduzidas, pode não ser possível montar a grelha nestes trechos. Quando isto ocorre, o erro L37 é emitido. O Eberick permite configurar o número mínimo de faixas acessando o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes, alterando a configuração Número mínimo de faixas em uma direção.


Caso mesmo alterando esta configuração a situação ainda persista, pode ser necessário alterar o lançamento da parede para remover estes trechos reduzidos. Como os trechos normalmente são pequenos, pode ser interessante atribuir uma elevação para a parede para expressar este desnível. Assim, não há necessidade de lançar um novo pavimento, eliminando o trecho adicional.  No caso da parede abaixo, por exemplo, é considerada uma elevação de +30cm, o que indica que o topo da parede será deslocado 30cm para cima.