Peças

Lançamento de chuveiro de teto no projeto hidráulico

A plataforma AltoQi Builder tem como padrão para o lançamento automático os chuveiros de parede. No entanto o lançamento de um chuveiro de teto pode ser realizado pela edição de um chuveiro de parede já lançado com o comando de lançamento automático ou lançando toda a tubulação até este ponto de forma manual. Para lançar o chuveiro de teto siga os passos indicados abaixo.
  1. Efetue o lançamento automático do ambiente normalmente, considerando o posicionamento do chuveiro na parede no mesmo eixo em que o chuveiro estará posicionado no teto.
Observação: Para lançar o banheiro de forma automática siga os passos descritos no artigo Como efetuar o lançamento hidráulico automático?.
  1. Apague a tubulação e o ponto do chuveiro que sai do registro de pressão, indicado em amarelo na imagem abaixo, pois será lançada novamente;
  1. Em seguida, na aba Lançamento, defina a rede como "Água quente" ou "Água fria" (variando em função do tipo de esquema lançado) e selecione o material e diâmetro da tubulação desejada.
  2. Clique sobre o comando "Conduto" na aba Lançamento e lance a tubulação até o ponto onde o chuveiro será posicionado;
Observação: Para fazer o lançamento de toda a tubulação manualmente sugerimos seguir os passos do artigo Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos
O lançamento ficará semelhante ao apresentado na imagem a seguir.
  1. Na sequência acesse o comando "Peça de utilização" na aba Lançamento;
  2. Clique no ponto final do tubo, espera para a peça e efetue o lançamento do chuveiro;
  3. Selecione a peça na Janela "Definir peças" que será apresentada a direita da área de CAD.
O resultado, em detalhe realista, será representado conforme a figura abaixo:
Desta forma o lançamento estará finalizado com o chuveiro lançado no teto do ambiente como no exemplo do modelo acima.