Peças

Lançamento manual de ralo seco para chuveiro

O ralo seco, conforme exposto na NBR 8160/1999, diz respeito ao dispositivo responsável por receber contribuições de lavagens de uso geral ou de chuveiros que não dispõe de fecho hídrico e que contempla grelha em sua superfície. Na plataforma AltoQi Builder, o ralo seco para chuveiros é configurado como aparelho sanitário e a sua nomenclatura está designada à natureza do respectivo chuveiro contribuinte previsto no ambiente.
Observação: Caso o chuveiro seja contemplado por ralo sifonado, ou seja, caixa sifonada dotada de grelha em sua superfície, sugere-se o acompanhamento do artigo técnico Lançamento de caixa sifonada como ralo de chuveiro.
O procedimento para lançamento manual do ralo seco para chuveiros está detalhado na sequência.
  1. Com o croqui do projeto Sanitário com previsão de chuveiro aberto, acesse a aba Lançamento - grupo Pontos e selecione o comando Aparelho sanitário;
  1. Clique na posição em que será observado o ralo seco do chuveiro;
  2. À direita da tela, na janela Peça, localize a peça de Chuveiro Coletivo ou Residencial desejada, como destacado na imagem abaixo;
  1. ​Selecione a peça desejada e, para finalizar o procedimento, clique na tecla <Esc> duas vezes.
Com este procedimento, o ralo seco referente ao chuveiro previsto em seu projeto será lançado no ambiente desejado considerando a sua respectiva contribuição UHC para dimensionamento da instalação predial de esgoto.