Lajes

Aviso 117 - Laje em desacordo com a NBR 14859

Este aviso é emitido quando as dimensões de lajes pré-moldadas, treliçadas ou vigota protendida não atendem aos limites preconizados pela NBR14859. Neste artigo, irei mostrar cada uma das verificações realizadas pelo programa, além de medidas para contorná-las. Cada tipo de laje possui limites distintos.

Lajes pré-moldadas

O aviso pode ser emitido por conta do bloco de enchimento ou da geometria da nervura. Em um para verificar as questões relacionadas ao bloco de enchimento, você pode acessar o menu Estrutura - Configurações - Sistema - Blocos de enchimento. Selecione o bloco que está sendo utilizado. Neste caso, as dimensões do bloco devem respeitar os limites abaixo.

Ainda há uma limitação com relação às nervuras da laje, de modo a evitar nervuras muito estreitas. O valor de ah pode ser consultado na janela de blocos de enchimento, como mostrado acima. Já o valor de enx é definido na janela de lançamento da laje, como mostrado abaixo:
  • (2ah + enx) > 8,0 cm

Lajes treliçadas

No caso de lajes treliçadas, são impostas limitações relacionadas com a geometria das vigotas treliçadas. Estes valores podem ser alterados na janela de lançamento das lajes, como mostrado abaixo:

 
Nas condições acima, ainda é apresentado o valor de  H, que corresponde à altura da treliça adotada na vigota. Este valor pode ser encontrado em  Estrutura - Configurações - Sistema - Armações treliçadas.

Laje com vigotas protendidas

As limitações desse tipo de laje também estão associadas aos blocos de enchimento. Conforme destacado anteriormente, estes poderão ser alterados por meio da aba Estrutura - Configurações - Sistema - Blocos de enchimento.

Identificando quais dessas condições não está sendo respeitada, você pode alterar as dimensões dos elementos, sejam blocos de enchimento, ou vigotas, de modo a adequá-los aos limites normativos.