Lançamento automático

Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com coluna independente

 NBR 5626/98 – "Instalação Predial de Água Fria" no item 5.3.2.2 recomenda projetar e executar sistemas independentes de distribuição para instalações prediais que utilizam componentes de alta vazão, como, por exemplo, a válvula de descarga para bacia sanitária. Porém, há casos em que, devido a concepção do projeto, todos os aparelhos precisam ser abastecidos por uma única coluna ou ramal, não sendo possível separar o vaso das demais peças.

Para satisfazer ambas as situações neste artigo demonstraremos dois exemplos de lançamento automático hidráulico de esquema que contém vaso com válvula de descarga. O primeiro terá uma coluna independente para o vaso, já o segundo alimentará o vaso com a mesma coluna que alimenta as demais peças.

  1. Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com coluna independente
  2. Exemplo: Lançamento hidráulico automático de BWC que possui vaso com válvula de descarga com uma única coluna

Lançamento automático com coluna independente para o vaso

Inicialmente, será necessário informar para o programa que não será necessário lançar uma derivação para o ramal que abastecerá o vaso, visto que haverá uma coluna especialmente para alimentar o vaso com válvula de descarga. Para tanto, deve-se:

  • Acessar o menu ARQUIVO - Configurações - Hidráulico - Preferências - Elevações;
  • Configure a altura do "Ramal do vaso com válvula (cm)" para o valor da altura em que será lançada a coluna. Neste exemplo as colunas serão lançadas a uma altura de 300 cm;

Após efetuar a configuração acima, pode-se realizar o lançamento automático conforme os procedimentos a seguir.

  • Primeiramente, deve ser feito o lançamento de duas colunas no banheiro em que será efetuado o lançamento automático, uma delas alimentará exclusivamente o vaso com válvula de descarga. A altura das colunas deste exemplo foram lançadas em 300 cm.


Observação: Em caso de dúvidas sobre algum passo do lançamento hidráulico automático, recomendamos a leitura do artigo Como efetuar o lançamento hidráulico automático?

  • Após o lançamento das colunas, abra o detalhe isométrico e acesse a guia Lançamento, grupo Lançamento automático. Será necessário selecionar um esquema de lançamento composto por um vaso com válvula de descarga. Para este exemplo usaremos os esquemas "AF + VS com válvula".

  • Defina o material dos condutos de Água Fria a ser utilizado no lançamento, o Ambiente e a presença de Registro Geral ou não no grupo Lançamento automático. Em seguida, acesse o comando Lançar e escolha o esquema de lançamento desejado de acordo com as peças de utilização presentes no seu ambiente. Neste exemplo, foi escolhido o esquema de lançamento "LV (60cm) + VS (VD)(33cm) + RGC";

  • Após a definição do perímetro, do lado e distância de deslocamento, a barra de comando irá pedir a posição da coluna de água fria que abastece as demais peças de utilização. Clique sobre a respectiva coluna;

  • A segunda solicitação será da posição da coluna do vaso. Clique sobre a coluna que abastecerá o vaso com válvula de descarga;

Deverá ser informado ainda a posição dos pontos Registro Geral, Lavatório e Vaso Sanitário para finalizar o lançamento. Neste exemplo, a posição do Lavatório e seu Registro Geral, foi alinhada verticalmente com a Coluna AF-1 e a posição do Vaso Sanitário e do seu Registro Geral foi alinhada verticalmente com a Coluna AF-2, conforme resultado ilustrado na imagem abaixo.

Através dos passos realizados neste artigo é possível efetuar o lançamento automático hidráulico de banheiros que possuem vaso sanitário com válvula de descarga com coluna independente.