Pontos em geral

Excluindo pontos de um conjunto

Em projetos elétricos e de cabeamento é comum  ter a necessidade de utilizar, em uma mesma caixa 2x4" ou 4x4", uma combinação de interruptores, tomadas hexagonais, tomadas RJ45, entre outros.

Observação Para verificar como realizar este lançamento no AltoQi Builder recomendamos a leitura do artigo Lançando mais de um ponto na mesma caixa

Porém, pode ocorrer do usuário desejar alterar a combinação de pontos lançados, removendo algum dos pontos inseridos, seja por alguma modificação no projeto ou por algum lançamento equivocado.  

Pensando nisso, o AltoQi Builder permite excluir um ponto da peça, realizando o seguinte procedimento:

  • Selecione a simbologia da peça que deseja excluir um ponto;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades, clique sobre a linha do ponto que deseja excluir;
  • Clique no ícone  exibido no fim da linha;


  • O ponto será excluído;
ObservaçãoSomente será possível excluir um ponto se, para a combinação de pontos que restar, existir uma peça cadastrada. Se não existir, o programa apresentará a mensagem "Ponto não pode ser removido por falta de peça compatível no cadastro" e será necessário apagar a peça lançada e relançar apenas os pontos desejados. 
  • No exemplo exibida acima, a peça passará a ter apenas 2 interruptores simples e o programa selecionará automaticamente uma peça para Interruptor simples 2 teclas.


Observação: Se desejar selecionar outra peça ou simbologia para a combinação de pontos restante recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?

Realizando este procedimento será possível alterar a combinação de pontos lançados excluindo os pontos desejados.