Peças

Lançamento do hidrômetro individual em edificações multifamiliares

Em novas edificações multifamiliares é comum a utilização de medição individualizada para cada uma das unidades. O hidrômetro individual pode ser lançado tanto no pavimento da respectiva unidade quanto em outro pavimento em um local onde todos os hidrômetros fiquem posicionados para facilitar a medição.
Visto que, após os hidrômetros individuais a tubulação segue direto para as unidades consumidoras para atender as peças de utilização, deve-se realizar o lançamento de todos os hidrômetros na rede de água fria para que o programa dimensione corretamente as perdas de carga e pressões nos pontos de consumo.
Observação:  A partir do AltoQi Builder 2018 é efetuado automaticamente o dimensionamento do hidrômetro individual conforme apresentado no artigo Perda de carga no hidrômetro individual.

Lançando a medição individualizada

É indicado que inicialmente seja lançada a tubulação desde a saída do reservatório até o pavimento no qual será inserido o hidrômetro. Tal lançamento pode ser efetuado tanto em planta baixa quanto em detalhe isométrico e os artigos Lançamento manual em detalhe isométrico definindo a altura dos pontos e Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder apresentam mais detalhadamente tais formas de modelagem do projeto.
O abastecimento das unidades pode ser efetuado levando a prumada até o pavimento desejado e então ramificando a mesma para os hidrômetros ou ramificar as prumadas já no pavimento cobertura, sendo que está definição fica limitada a questões arquitetônicas e também da concepção do projeto.
Após a passagem da tubulação pelo hidrômetro, o conduto deve ser lançado até atender ao respectivo apartamento. A imagem a seguir apresenta um exemplo do lançamento dos hidrômetros individuais no pavimento da respectiva unidade de consumo.
Observação​Para lançar a peça hidrômetro individual sugerimos também a leitura do artigo Lançamento de hidrômetro no projeto hidráulico. No AltoQi Builder 2017 os hidrômetros podem ser lançados pelo comando "Registro".