Lajes

Faixas de Hillerborg: faixas reforçadas

Neste artigo, será abordado o método de Hillerborg para o cálculo de lajes. Diversos métodos aproximados de análise de lajes têm sido propostos, desenvolvidos e usados ao longo dos anos. Entre eles, está o conhecido método das faixas, apresentado por Hillerborg em 1956. Esse procedimento pode ser usado para determinar a distribuição de esforços e possibilitar o dimensionamento das seções de concreto e das armaduras de um sistema de lajes.

Faixas reforçadas

O método das faixas simples pode ser melhorado para ser empregado em lajes com aberturas, bordos livres e lajes apoiadas sobre pilares com o uso de faixas reforçadas para distribuir as cargas para os apoios. Esse procedimento foi sugerido por WOOD e ARMER (1968) e aumentou o alcance do método das faixas. Uma faixa reforçada é uma faixa de laje de largura adequada que possui uma quantidade de armadura concentrada e, portanto, funciona como uma viga dentro da laje. Tal faixa pode ser de maior espessura que a laje, se necessário, para conter a armadura necessária para suportar o momento de projeto calculado.

Uma laje contendo aberturas pode ser tratada com a colocação de faixas reforçadas ao redor das aberturas. De modo similar, lajes com cantos reentrantes ou lajes sem vigas apoiadas em pilares podem ser tratadas usando-se faixas reforçadas, conforme mostrado nas figuras abaixo: