Lançamento automático

Como efetuar o lançamento sanitário automático?

A plataforma AltoQi Builder possui um recurso de lançamento automático sanitário que busca agilizar a forma de lançar os elementos de um banheiro, uma cozinha ou área de serviço.

Através dos esquemas cadastrados no programa, basta o usuário indicar a posição de cada aparelho sanitário na arquitetura e o programa efetuará o lançamento e dimensionamento automático das tubulações, peças e aparelhos sanitários.

Neste artigo efetuaremos o lançamento automático de um banheiro composto por um lavatório, um chuveiro e um vaso sanitário com caixa acoplada, destacado em vermelho na figura abaixo.



Criação do detalhe sanitário

Para dar início ao lançamento sanitário automático, delimite um detalhe o que envolva a região em que o lançamento será realizado, como o banheiro destacado na figura acima.



Observação: O lançamento automático só poderá ser efetuado dentro de um detalhe sanitário, como descrito no material Por que o comando de lançamento automático não está aparecendo na aba Lançamento?.

Para acessar o detalhe sanitário recém criado, efetue um duplo clique sobre a borda do mesmo.


Definição do esquema de lançamento

Nesta etapa informaremos ao programa que tipo de lançamento será efetuado. 

Na guia Lançamento, grupo Lançamento sanitário, defina os dados de lançamento:

  • Materiais: Selecione o material das tubulações.
  • Ambiente: Indique o ambiente no qual o lançamento será efetuado. Existem três opções: "BWC(banheiro)", "Cozinha" e "Área de serviço".
  • Lançar: comando voltado para selecionar as peças que irão compor o lançamento.


Observação: Se os esquemas de lançamento não forem adequados para o seu projeto, é possível cadastrar novos esquemas ou até mesmo alterar os que já existem, como ensina o nosso artigo Como cadastrar um novo esquema de lançamento no Módulo Hidrossanitário?.

 

Definição do perímetro

Após a escolha do esquema de lançamento que será lançado, o programa solicitará a definição de um perímetro, que deve envolver toda a região de lançamento.

O perímetro tem importância no posicionamento dos aparelhos sanitários. Falaremos sobre isso na próxima etapa "Definição dos pontos".


Definição dos pontos

Ao finalizar a definição do perímetro será requisitado a posição de cada aparelho sanitário. Além disso, nesta etapa serão definidos os pontos de ligação de cada aparelho.

Observação: A posição do aparelho sanitário indicada pelo usuário nem sempre será a mesma capturada pelo programa. Nestes casos, recomendamos a leitura do nosso artigo Por que o programa não define a peça sanitária na posição selecionada no lançamento automático?

Quando a posição de um aparelho for definida, a barra de comandos irá pedir um "ponto de ligação" ou "I para intermediário".

  • Ponto de ligação: Clique sobre o ponto onde deseja ligar o aparelho em questão;
  • I para intermediário: Digite a letra i e aperte <Enter> para definir um ponto intermediário antes de chegar ao ponto de ligação. Pode-se repetir este passo para inserir mais de um ponto intermediário.

Quando o lançamento da rede de esgoto for finalizado, você pode continuar com o lançamento para a rede de Ventilação ou apertar <Enter> para dar fim ao comando.

Observação: A rede de ventilação poderá ser lançada de forma automaticamente em outro momento utilizando o comando Ventilação, conforme o procedimento descrito no artigo Por que no lançamento sanitário automático não consigo definir a posição da coluna de ventilação?.
 


Observação: Se desejar, também é possível visualizar os lançamentos de maneira unifilar (linhas simples) conforme abordado no artigo: Representação unifilar (linha simples) do lançamento no projeto sanitário em planta.

Com todos os pontos definidos, perceba que o programa lançará automaticamente as tubulações, aparelhos e conexões.

Observação: Quando este recurso for utilizado pela primeira vez junto à nova edificação, é comum que peças não sejam definidas nas conexões pois o programa necessita conhecer quais peças são preferidas pelo usuário para o ambiente. Com isso, defina as peças nos pontos solicitados conforme indicado no artigo Indicação - Conexão sem peça associada.

Mesmo após a definição de todas as peças, é possível que sejam apresentadas algumas indicações. Nestes casos, é recomendada a leitura do artigo Triângulos vermelhos e amarelos: o que significam? para saber o significado de cada indicação.


Exemplos de lançamento sanitário automático

Abaixo apresentamos um exemplo para diferentes cenários de lançamento sanitário automático no AltoQi Builder:

  1. Exemplo: Lançamento automático do vaso sanitário direto ao tubo de queda sem conexões intermediárias