Tubos

Como habilitar o campo "Altura" para lançamento dos tubos no projeto sanitário em elevações distintas?

É comum no lançamento dos tubos do projeto Sanitário da plataforma AltoQi Builder, que contempla as redes Esgoto, Ventilação e Pluvial, se deparar com a elevação de lançamento fixa em 0 (zero), como ilustrado na figura abaixo, sem a possibilidade de alterá-la para diferentes elevações.
 
 
Isto ocorre pois, por padrão, o programa mantem fixas as elevações das redes do projeto Sanitário já que, atualmente, o seu lançamento é possível com a visualização da planta baixa.
O procedimento abaixo descreve como alterar a configuração de elevação padrão para o lançamento dos tubos no projeto Sanitário de modo que estes não permaneçam fixados em 0 (zero).
  1. Acesse a guia Arquivo, opção Configurações;
  2. Dentro da janela Configurações, acesse a aba Sanitário - grupo Preferências, opção Operações, destacados na figura abaixo;
  3. Em seguida, localize a opção Elevação padrão e altere as configurações "Fixar em planta" e "Fixar no detalhe" antes definidas "Sim" e agora para "Não";
  4. Clique em "OK" para finalizar o procedimento.
  1. Perceba que, ao acessar novamente a guia Lançamento - grupo Rede, o campo Altura permanecerá disponível para acesso.
 
Com esta alteração é possível efetuar o lançamento das redes do projeto Sanitário em altura distinta da elevação padrão fixada junto às configurações.
No decorrer do lançamento sanitário será comum a apresentação da mensagem indicada abaixo. Clique na opção Não para que se mantenha a elevação definida no campo Altura acima destacado.
 
  Observação:  Ressaltamos que o processo de lançamento sanitário ainda se dará em planta baixa. Portanto, sugere-se o acompanhamento frequente do modelo tridimensional gerado para a edificação, detalhado no artigo técnico Visualização 3D para ratificar o lançamento resultante.