Dimensionamento

Dimensionamento do reservatório de água da chuva: Método da simulação

O reservatório de águas pluviais é responsável por armazenar a água captada de telhados e áreas não circuláveis, de modo que esta seja aproveitada para fins não potáveis, como o abastecimento de torneiras de jardim e vasos sanitários. Assim, torna-se essencial compreender os diferentes métodos de cálculo a serem adotados para obter a capacidade deste elemento de reservação.

Método da simulação

Neste método a evaporação da água não deve ser levada em conta. Para um determinado mês, aplica-se a equação da continuidade a um reservatório finito.
Sendo que: 0 ≤ Q (t)  ≤ V
Onde:
  1. S(t): é o volume de água no reservatório no tempo [t], em (m³);
  2. S(t-1): volume do reservatório no tempo [t-1], ou seja, volume de chuva aproveitável no tempo [t-1], em (m³);
  3. VCM: é o volume de chuva aproveitável no tempo [t], em (m³);
  4. DM(t):  é o consumo ou demanda no tempo [t], em (m³);
  5. V: é o volume do reservatório fixado, em (m³);
Observação: As informações Precipitação da chuva e números de poucos dias de chuvas são acessadas em Propriedades da Edificação. Os demais parâmetros são definidos nas propriedades do reservatório. 

Volume de chuva aproveitável

Possibilita o emprego de séries históricas mensais ou diárias de precipitação, é dependente do coeficiente de escoamento superficial e consumos mensais de água, e é calculado a partir da equação abaixo:
Em que:
  1. VCM: é o volume de chuva aproveitável, em (m³);
  2. C: coeficiente de escoamento superficial, ou de Runoff, adimensional;
  3. CMM: chuva média mensal, em (mm);
  4. A: área de captação, em (m²);
  5. 1/1000: conversão de unidade (mm) para (m).

Coeficiente de escoamento superficial (C)

Indica a proporção de água precipitada que escoa superficialmente, varia de 0 a 1, e pode estar associado a uma chuva isolada ou um intervalo de tempo de ocorrência de diversos eventos de precipitação. Para que o coeficiente seja admitido no dimensionamento do reservatório, cabe preenchê-lo no campo Coeficiente de Runoff na janela Propriedades do reservatório.

Precipitação (CMM)

Diz respeito à chuva média mensal obtida da série histórica mensal ou diária de precipitação. Para considerá-la, cabe incluir a chuva média para período de tempo, ou seja, cada mês, em mm, no campo Chuva média mensal (mm) na janela Propriedades da edificação.
 
Observação: Na janela Edificação, selecione o comando Editar propriedades (botão  ). Em seguida, na aba  Projetos , localize o grupo  Projeto hidráulico - Alimentação.

Área de captação (A)

Área contribuinte para coleta de águas pluviais. Para que a área de captação seja admitida no dimensionamento do reservatório, cabe preenchê-la no campo Área de captação (m²)  na janela Propriedades do reservatório.
 
Observação: Após qualquer alteração de parâmetros que influenciem no seu dimensionamento, utilize o comando " Processar" para que as informações de cálculo sejam atualizadas.
 
Com este artigo técnico, é possível compreender o dimensionamento do reservatório de água da chuva pelo Método da Simulação para reserva de águas pluviais em seu projeto hidráulico. Para gerar o relatório do dimensionamento do reservatório, o procedimento é equivalente ao descrito no artigo técnico Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.