Colunas

Lançando os pontos de captação de água da chuva

A plataforma AltoQi Builder possibilita o lançamento de um sistema de reaproveitamento de água da chuva desde a captação da água até os pontos de consumo. Para facilitar o lançamento e dimensionamento do projeto foram criados os artigos abaixo, relacionados a cada etapa do lançamento deste sistema:

  1. Lançando os pontos de captação de água da chuva
  2. Interligando a captação de água da chuva ao reservatório de reuso
  3. Lançando um reservatório de água da chuva
  4. Exemplo: Criando uma sub-rede para o aproveitamento de água da chuva

O programa AltoQi Builder possibilita o lançamento de calhas e ralos pluviais para a coleta de água da chuva de telhados e demais áreas da edificação. A água proveniente de telhados e áreas nas quais não há circulação de pessoas e animais pode ser aproveitada para o uso em torneiras de jardim e vasos sanitários.

A seguir é apresentado o procedimento de lançamento das calhas e coletores que poderá ser utilizado tanto para o modelo com sistemas de aproveitamento de água da chuva quanto em sistemas nos quais a água será conduzida para a coleta pública.

Observação: Após lançar as calhas e colunas deve-se configurar a área de contribuição para cada um dos pontos conforme apresentado no artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial.

Lançamento das calhas

  • Para lançar as calhas acesse o croqui sanitário;
  • Na aba "Lançamento" selecione a rede "Pluvial";
  • No grupo Condutos selecione a calha desejada, como indicado na imagem a seguir;


Observação: Perceba que a escolha do conduto lista primeiro os diâmetros da classe do material corrente, seguido da opção de escolha de outras classes de materiais disponíveis no cadastro.

  • O lançamento poderá ser realizado seguindo os passos do artigo Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder. Após o lançamento será possível ajustar o sentido de escoamento utilizando o comando "Inverter sentido"() localizado no grupo "Conduto" da aba de "Lançamento". Lance a calha em todo o contorno do telhado onde for necessária a captação e escoamento da água da chuva;

Para mais informações sobre como é realizado o dimensionamento da calha sugerimos a leitura do artigo Ajuda - Dimensionamento da calha.


Lançamento de colunas pluviais

  • Acesse o croqui sanitário novamente;
  • Na aba "Lançamento" selecione a rede "Pluvial";
  • No grupo condutos selecione o tubo desejado para as colunas;

  • Clique no ponto desejado do croqui de lançamento e posicione a indicação da coluna.

A coluna poderá ser lançada na tanto na extremidade da calha, num ponto intermediário ou fora do alinhamento da mesma, como apresentado nos exemplos da imagem abaixo.

Sendo que após lançar a coluna no ponto desejado será possível definir nos pontos uma das peças disponíveis no cadastro. Caso seja necessário utilizar outra peça para a ligação desejada pode-se cadastrar conforme apresentado no artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder


Lançamentos de ralos pluviais

 Ainda no croqui sanitário, com a rede pluvial habilitada;

  • Clique no comando "Coletor pluvial", na aba "Lançamento";

  • Clique no ponto do conduto no qual deseja lançar o coletor pluvial;
  • Na aba de definição de peça selecione o ralo desejado.

Para incluir ralos hemisféricos como coletores pluviais siga o procedimento no artigo Exemplo: Cadastro de ralo hemisférico (abacaxi) como coletor pluvial

Salientamos que após lançar as calhas e colunas deve-se configurar a área de contribuição para cada um dos pontos conforme apresentado no artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial, e posteriormente redimensionar o projeto seguindo as orientações do artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.