Reservatórios

Interligando a captação de água da chuva ao reservatório de reuso

A plataforma AltoQi Builder possibilita o lançamento de um sistema de reaproveitamento de água da chuva desde a captação da água até os pontos de consumo. Para facilitar o lançamento e dimensionamento do projeto foi criada uma série de artigos relacionados a cada etapa do lançamento deste sistema.

Na plataforma AltoQi Builder parte do lançamento do sistema de aproveitamento de água da chuva é realizado no croqui de lançamento sanitário e parte no croqui hidráulico. A seguir são descritos quais elementos devem ser lançado em cada croqui de forma que o programa compreenda o lançamento efetuado e dimensione o projeto de acordo com os critérios definidos.

Observação:  É importante destacar que não é possível conectar elementos que estão em croquis diferentes. Isto significa que o tubo pluvial e o reservatório de reuso não serão conectados entre si. O correto dimensionamento de ambos não depende da ligação entre eles.

Croqui de lançamento sanitário

  • Captação da água da chuva

No croqui sanitário pode-se lançar as calhas e coletores pluviais, bem como os tubos que irão conduzir a água da chuva até as caixas de passagem e filtro.

 mceclip1.png

 

  • Filtro

O Filtro ou outro dispositivo para retenção de detritos é de extrema importância para remover, galhos, folhas e outros elementos que possam ter ficado na calha no tempo em que não choveu. Para lançar um dos filtros disponíveis no cadastro consulte o artigo específico para este dispositivo Lançamento de filtro de água da chuva.

  • Tubo com saída livre

Após o filtro poderá ser lançado um tubo até a posição onde ficará o reservatório de reúso deixando um conduto com saída livre como espera para ligação com o reservatório. Para facilitar o lançamento dos tubos pluviais pode-se habilitar o croqui hidráulico como referência externa para visualização do reservatório de reuso no projeto sanitário. O artigo Compreendendo o funcionamento das referências externas apresenta mais informações sobre como manipular as referências em questão.

Croqui de lançamento hidráulico

  • Freio

O freio d’água tem participação no processo de filtragem reduzindo a velocidade de entrada da água na cisterna, assim as partículas menores decantam no fundo da mesma. No cadastro de peças para a ligação com o reservatório ainda não há a peça freio de água, sendo necessário realizar o cadastro conforme o procedimento do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.

  • Reservatório

O reservatório para armazenamento de água da chuva deve ser separado do reservatório para armazenamento da água que irá abastecer pontos tais como pias e chuveiros. Assim, para atender a NBR 15527/2007 e para que a plataforma AltoQi Builder dimensione automaticamente o volume do reservatório deve-se lançar o mesmo como apresentado no próximo artigo desta série.

Para dar sequência ao lançamento sugerimos seguir o procedimento descrito no artigo Lançando um reservatório de água da chuva.

  • Válvula de sucção

Caso seja utilizado um reservatório inferior e bomba para o recalque da água deve-se lançar um válvula de sucção na parte superior da cisterna. O sistema faz a sucção da água presente na parte de cima para que as partículas menores que possam ter decantado não sejam carregadas ao longo da tubulação. O artigo Lançamento das tubulações de alimentação utilizando um reservatório inferior e bomba de recalque apresenta o procedimento para lançamento da tubulação e peças para o recalque de água.

Caso os pontos como torneiras de jardim sejam atendidos a partir deste reservatório inferior de água de reuso sugerimos seguir as orientações do artigo Abastecendo as peças sem reservatório superior.