Tubos

Exemplo: Criando uma sub-rede para o aproveitamento de água da chuva

A plataforma AltoQi Builder possibilita o lançamento de um sistema de reaproveitamento de água da chuva desde a captação da água até os pontos de consumo. Para facilitar o lançamento e dimensionamento do projeto foi criada uma série de artigos relacionados a cada etapa do lançamento deste sistema. A série é composta pelos artigos listados abaixo.
  1. Lançando os pontos de captação de água da chuva
  2. Interligando a captação de água da chuva ao reservatório de reuso
  3. Lançando um reservatório de água da chuva
  4. Criando uma sub-rede para o aproveitamento de água da chuva (Presente artigo)
A água da chuva captada pode ser utilizada em pontos como vasos sanitários e torneiras de jardim e os tubos que conduzem esta água não podem ser interligados com a rede de abastecimento de pontos de pias, lavatórios e chuveiros. Por este motivo o ideal é que seja criada uma sub-rede de água de reuso para que se possa diferenciar no lançamento os tubos que conduzem a água vinda da captação pluvial da água vinda da concessionária.
O artigo Adicionando sub-redes ao projeto apresenta com detalhes a criação e configuração de sub-redes no AltoQi Builder 2018 e a seguir é apresentado um exemplo de lançamento da sub-rede específica para o reuso.

Criando as sub-redes

Para criarmos uma edificação deve-se realizar os 5 passos propostos pelo programa. No passo 4 de 6 são solicitadas as sub-redes. Para criá-las realize o seguinte procedimento:
  1. Selecione a linha Sub-redes e clique no botão + que será apresentado a direita;
  1. Será incluída a Sub-rede 1, informe o nome Reuso ou outro nome desejado;
  2. Repita o procedimento para incluir uma sub-rede na alimentação, como indicado na imagem abaixo;
  1. Finalize a criação da edificação.
Observação:  Após iniciado o projeto, é possível adicionar sub-redes acessando a janela " Edificação". Nesta janela clique na opção " Editar propriedades" - aba " Projetos" e crie as sub-redes realizando o mesmo procedimento descrito acima.

Utilizando as sub-redes

Para lançar os elementos nas sub-redes criadas:
  1. Acesse o croqui "hidráulico";
  2. Na guia "Lançamento", a Sub-rede "Água fria (Reuso)";
  
Após selecionar a rede desejada pode-se dar continuidade ao lançamento seguindo os passo indicados no artigo Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder.