Estruturas Pré-Moldadas

Aviso 68 para deformações por compressão

O Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX é emitido sempre que alguma (ou mais de uma) das verificações de dimensionamento não atende aos limites, inviabilizado o cálculo da almofada de neoprene.

Aviso 68 para deformações por compressão

Conforme visto no artigo Limites de deformações no aparelho de apoio, a deformação por compressão depende das dimensões do aparelho de apoio, da dureza do material e da tensão normal aplicada, e deve ser limitada a 15% do valor da espessura. Tomando a definição encontrada no artigo acima, podemos escrever:


Por meio desta equação, é possível perceber alguns fatores que influenciam esta taxa:

  • É possível alterar a rigidez transversal G (correspondente à dureza) do aparelho de apoio. Este valor representa a compressibilidade do aparelho de apoio e pode ser alterado acessando o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM - Dureza, como mostrado na imagem abaixo.
  • A espessura do aparelho de apoio também pode ser alterada. Esta espessura influencia no parâmetro β, de modo que aparelhos de apoio mais espessos apresentarão uma taxa de deformação menor que aparelhos mais finos. Este valor pode ser alterado acessando o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM - Espessura.

  • A tensão máxima σmax. O valor da tensão pode ser reduzido de duas maneiras: diminuindo a solicitação sobre o consolo, ou aumentando o aparelho de apoio. Neste caso, recomendo a leitura do artigo Aviso 68 para compressão do aparelho de apoio, que fornece algumas alternativas para alterar essas dimensões

Adotando alguma dessas medidas, ou um conjunto delas, o dimensionamento deve ser feito normalmente.

Colaborador: Fábio de Marchi