Estruturas Pré-Moldadas

Aviso 68 para compressão do aparelho de apoio

O Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX é emitido sempre que alguma (ou mais de uma) das verificações de dimensionamento não atende aos limites, inviabilizado o cálculo da almofada de neoprene. 

Aviso 68 para compressão do aparelho de apoio

A compressão aplicada no aparelho de apoio provém do carregamento aplicado pela viga sobre o consolo. Ou seja, valor deste carregamento é equivalente ao esforço cortante da viga nas suas extremidades. Para determinar a tensão atuante no aparelho de apoio, este esforço vertical é, então, dividido pela área do aparelho de apoio:


Este valor é, então comparado com o limite σlim, estabelecida como 7 MPa para almofadas simples pelo item A.18 do anexo A da NBR 9062:2006. Analisando a equação acima, podemos perceber que a tensão aumenta com o aumento da carga e diminui com o aumento da área. Assim, além de alterar a concepção de projeto para que o aparelho de apoio esteja submetido a cargas menores, é possível aumentar a sua área, de modo a distribuir melhor esse carregamento. Você pode até estimar um valor mínimo de área para o aparelho de apoio:


Verificando a área mínima que o aparelho de apoio deve ter, você pode alterar o projeto para que este valor seja satisfeito. Além de aumentar as dimensões do consolo, você também pode tentar reduzir os seus afastamentos. Para mais informações sobre o cálculo dos afastamentos, recomendo a leitura do artigo Afastamentos em aparelhos de apoio. Para fazer isto, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM:


Nesta janela, é importante que você verifique se a opção Adotar valores normativos está marcada. Caso contrário, habilite-a para garantir que o dimensionamento será feito respeitando estes limites. Persistindo a situação, pode ser interessante adotar outro tipo de tirante. Como pode ser verificado no artigo disponibilizado acima, eles possuem influência direta nestes afastamentos, de modo que alterá-los pode ser benéfico neste sentido. Na janela abaixo, estão listados os afastamentos para cada tipo de tirante:


Perceba que tirantes em alça vertical apresentam afastamentos maiores que os de alça horizontal, os quais, por sua vez, apresentam valores maiores do que tirantes do tipo barra soldada. Ainda vale ressaltar que o valor de Ø utilizado para calcular os afastamentos é o maior diâmetro configurado para as armaduras dos consolos, em Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e Durabilidade. Assim o afastamento também será reduzido se as bitolas maiores forem desabilitadas


 

Colaborador: Fábio de Marchi