Dimensionamento

Perda de carga no hidrômetro individual

A plataforma AltoQi Builder realiza de forma automática o cálculo da perda de carga nos hidrômetros individuais, já incluindo esta perda no dimensionamento da pressão disponível nos pontos de consumo da rede hidráulica. Esta função é muito útil visto que atualmente, a maior parte das novas edificações já dispõe de sistemas de medição individualizada de água. Tal concepção traz vantagens econômicas e ambientais pois através deste sistema cada condômino paga somente pelo seu próprio consumo, gerando uma demanda de água mais responsável.
Tais peças de medição geram uma perda de carga elevada no sistema que deve ser considerada no dimensionamento do mesmo. A Norma NBR 5626/98 define que a perda de carga em hidrômetros deve ser determinada pela seguinte expressão:
Onde:
  1. Vh = Perda de carga no hidrômetro, em kPa;
  2. Q = Vazão estimada na seção considerada, em l/s;
  3. Qmáx = vazão máxima especificada para o hidrômetro, em m³/h.
A plataforma AltoQi Builder segue o critério normativo para o cálculo da perda de carga e como pode ser observado pela equação acima, a perda de carga do hidrômetro irá variar em função da vazão que passa por ele. Sendo que o Qmáx irá variar em função do hidrômetro escolhido, ou seja, ele pode ser igual a 1.5, 3, 5, 7, 10, 20 ou 30 (m³/h), de acordo com as peças presentes no cadastro de peças.
Assim, o programa AltoQi Builder determinar a perda de carga que o hidrômetro está causando, em função da sua vazão e vazão máxima. Após definido o valor de perda de carga, é então verificado o comprimento equivalente que corresponde a tal perda de carga, definida pelo produto entre o comprimento equivalente pela perda de carga unitária.
Comprimento equivalente = Perda de carga / Perda de carga unitária(J)
 Para lançar a medição individualizada em seu projeto sugerimos a leitura do artigo Lançamento de hidrômetro no projeto hidráulico.
Após o dimensionamento do projeto como apresentado no artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder? você poderá verificar o relatório de dimensionamento conforme indicado no artigo  Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?.
Na planilha de pressões, é importante destacar que no trecho em que o hidrômetro individual foi lançado, o valor do comprimento equivalente apresentado será o resultado obtido na equação supracitada somado com o comprimento equivalente das peças associadas ao hidrômetro, que é informado no cadastro do hidrômetro.
A imagem abaixo mostra um exemplo em que o resultado do cálculo efetuado com a equação supracitada foi 20.39 m, mas o valor mostrado na planilha de pressões é 21.39 m.
O valor do comprimento equivalente das peças associadas ao hidrômetro, pode ser conferido no final da planilha de pressões, onde são apresentadas todas as conexões e respectivos comprimentos equivalentes, como mostra a imagem abaixo:
Como neste exemplo o comprimento equivalente das peças associadas ao hidrômetro é igual a 1.00 m, somando-se com 20.39 m resulta nos 21.39 m apresentado na planilha de pressões (trecho 13-14).
Neste artigo foram apresentadas as principais fórmulas para o cálculo da perda de carga do hidrômetro individual, e observados os valores apresentados na planilha de pressões.