Peças

Lançamento da placa solar para aquecimento da água no projeto hidráulico

Frequentemente empregada em sistema de associação a reservatórios de acumulação, para aquecimento solar da água de uso doméstico, em piscinas ou mesmo para processos industriais, segundo a NBR 15569/2021, as placas solares ou coletores solares dizem respeito a um dispositivo que absorve a radiação solar incidente, transferindo-a para um fluido de trabalho, sob a forma de energia térmica.
Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento e dimensionamento de uma placa solar tem início com a inclusão deste elemento como um Ponto de água quente. A representação de uma placa solar está indicada na sequência.
Fonte: Adaptado de Creder (2006).
Para compreender a aplicabilidade deste elemento, estão listados abaixo dois artigos que discorrem do lançamento e dimensionamento da placa solar:
  1. Dimensionamento da placa solar para aquecimento da água no projeto hidráulico
  2. Lançamento da placa solar para aquecimento da água no projeto hidráulico

Lançamento do painel de placa solar

Antes de considerar os tubos conectados às placas solares, é importante lançar tais painéis para saber exatamente o espaço que estas ocuparão e qual elevação estarão em relação ao piso, bem como facilitar a conexão dos tubos à este elemento posteriormente.
Para lançar a placa solar, proceda conforme indicado a seguir.
  1. Na guia Lançamento, grupo Rede, defina a opção Rede para Água quente;
  2. No campo Altura, digite o valor em relação ao nível do piso para posicionar a placa. Neste exemplo será utilizado 120 cm;
  3. Ainda na mesma guia, grupo Pontos, selecione o comando Placa solar ;
  4. Clique sobre o ponto desejado no croqui para o lançamento da placa.
Observação: Para inserir a placa na posição desejada, pode-se utilizar capturas de pontos, ferramentas de captura ou linhas auxiliares para indicar o ponto de inserção. Para mais informações, acompanhe os artigos Utilizando a captura de pontos e Utilizando as ferramentas de captura.
  1. Selecione a placa solar desejada à direita da tela, na janela Peça. Para que todas as placas sejam listadas, desabilite todos os filtros de seleção de peças da direita para a esquerda. O resultado deverá ser semelhante ao destacado na imagem abaixo;
  1. Mire o cursor do mouse para a direção de alinhamento desejada e defina o ponto diretor, posicionando o conjunto de placas conforme desejado;
  2. Clique na tecla <Esc> duas vezes para finalizar esta etapa.
  1. Após o lançamento das placas, será necessário definir algumas propriedades antes de prosseguir com a ligação dos tubos.

Definição das propriedades do painel da placa solar

Depois de lançada, é preciso definir as propriedades da placa solar para o seu correto dimensionamento no programa AltoQi Builder.
  1. Selecione o painel da placa solar lançado no projeto e, em seguida, acesse a guia Elementos, grupo Acessar, e selecione o comando Propriedades;
  2. À direita da tela, na janela Propriedades, localize os grupos Conexão e Dimensionamento, destacados na figura abaixo;
  1. Defina o Ângulo de inclinação desejável para suas placas em graus (º). Após inserir o valor, a sua simbologia 3D será inclinada em relação ao ponto diretor;
  2. Defina o Ponto de conexão do conduto para Inferior (O conduto será representado no 3D na parte inferior da placa), Central (O conduto será representado no 3D no centro da placa) ou Superior (O conduto será representado no 3D na parte superior da placa).
  3. Defina o Número de linhas para adequação da disposição das placas;
  4. Perceba que o programa ajustará, automaticamente, o campo Número de colunas de acordo com a área mínima de placas necessária à edificação projetada.
  5. Quando houver repetições, defina em cm o Afastamento na horizontal e o Afastamento na vertical entre em placas, em relação ao ponto diretor.
  6. Para atualizar o dimensionamento com os dados acima dispostos, efetue o processamento do projeto Hidráulico com uso do comando Processar, detalhado no artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.
Com os procedimentos acima, o painel será apresentado no croqui de projeto com o número de placas, afastamento e inclinação estabelecidos na definição desta peça.

Ligação dos tubos às placas solares

Após aplicar a inclinação das placas solares, o lançamento dos tubos ligados à elas pode ser realizado conforme apresentado no artigo Lançamento das tubulações para associação de boiler e placa solar.
O relatório do dimensionamento é gerado a partir do Gerenciador, com procedimento equivalente ao descrito para unidades de tratamento no artigo Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.