Estruturas Pré-Moldadas

Tensão de aderência pino-adesivo e adesivo-concreto

Tensão de Aderência Pino-Adesivo e Adesivo-Concreto

Para solidarizar a ligação entre o pino e o concreto do consolo e viga, é utilizado um material adesivo. Para garantir uma transferência de esforços adequada, é necessário verificar se as tensões encontradas no pino não ultrapassam a resistência deste adesivo. Esta verificação deverá ser realizada tanto na interface pino-adesivo, quando na interface adesivo concreto.


A tensão atuante nessa ligação depende da área de contato entre os elementos Ac e do esforço vertical Vd atuante no apoio. A área de contato pode ser calculada como o diâmetro da superfície avaliada multiplicada pelo comprimento de ancoragem efetivo. Na interface pino-adesivo, a área de contato Ac1 pode ser calculada como sendo a circunferência do pino multiplicada pelo comprimento final de ancoragem.


Já na interface adesivo-concreto, o diâmetro utilizado para o cálculo da área de contato Ac2 é maior, pois a folga do furo ff em relação ao pino é considerada. Logo, a expressão para obtenção de Ac2 torna-se:

 

Com base nisso, a tensão nas interfaces poderão ser calculadas por meio da equação abaixo. Note que deverão ser calculadas duas tensões: a tensão na interface pino adesivo, que deve ser calculada com Ac1, e a tensão na interface adesivo concreto, que deve ser calculada com Ac2.


As tensões obtidas pelos cálculos acima devem ser inferiores ao limite configurado pelo usuário em Estrutura - Configurações = Projeto - Dimensionamento - Pilares PM - Pinos, conforme mostrado na figura abaixo:


Por fim, ainda devemos verificar se a configuração de pinos adotada atende aos esforços de cisalhamento sobre eles aplicados. Este assunto será abordado no próximo e último artigo desta série, Verificação do cisalhamento nos Pinos

Colaborador: Fábio de Marchi Pintos