Modulação

Otimizar blocos internos

A alvenaria estrutural é um processo construtivo racionalizado no qual os elementos que desempenham a função estrutural são as próprias paredes da edificação. Uma adequada modulação das paredes e posicionamento das aberturas é fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural seja racional e econômica.

Otimizar blocos internos

O QiAlvenaria dispõe de configurações que permitem otimizar a modulação das paredes automaticamente, substituindo grandes trechos de enchimento ou pastilhas por blocos estratégicos e adicionais equivalentes. 

Estas opções para automatizar a escolha dos blocos estão disponíveis no menu Arquivo - Configurações, na aba Alvenaria, opção Operações.


  • Otimizar blocos internos (paredes sem aberturas): Esta configuração é aplicada para paredes que não possuem aberturas e permite otimizar blocos que pertençam a famílias com largura menor do que seu módulo. Ao manter esta opção habilitada o programa irá utilizar blocos de contrafiamento L internos a parede para substituir ou reduzir trechos de enchimento de maior extensão.

  • Otimizar blocos internos (paredes com aberturas): Assim como a configuração anterior, permite a substituição de enchimentos de grande extensão por blocos de contrafiamento L em paredes com aberturas. Esta otimização será realizada no nó mais próximo de aberturas possível, buscando reduzir o número de blocos de contrafiamento L utilizados.
  • Permitir blocos adicionais no interior da parede: Caso esta opção esteja ativa, permite que os blocos internos sejam substituídos por blocos adicionais quando a dimensão "bloco + pastilha" for equivalente ao comprimento de algum bloco adicional. A utilização de blocos adicionais está disponível para as famílias 14x29x19 e 14x39x19. 

Os blocos adicionais disponibilizados para cada família seguem a tabela seguinte.


A utilização dos blocos adicionais para modulação das paredes será possível apenas caso a opção Permitir blocos adicionais no interior da parede esteja habilitada e os blocos estejam ativos na família de blocos utilizada. Para conferir quais blocos estão ativos, recomendamos a leitura do artigo Como editar uma família de blocos?

  • Otimizar blocos estratégicos em aberturas: Caso esta opção esteja habilitada, o programa permite otimizar blocos estratégicos adjacentes às aberturas. Para isso, o QiAlvenaria irá substituir automaticamente a junção bloco-pastilha por um bloco de comprimento equivalente da mesma família. 

Visando reduzir a quantidade e extensão de enchimentos e pastilhas utilizados na modulação, recomenda-se manter as opções para otimização dos blocos internos habilitadas. Desta forma, o QiAlvenaria irá automatizar a escolha de um bloco equivalente, otimizando a modulação das paredes de alvenaria.