Estruturas Pré-Moldadas

Espaçamento entre pinos de ancoragem

Espaçamento entre pinos de ancoragem

Para dimensionar a ligação entre consolos e vigas pré-moldadas, o Eberick pode utilizar 1, 2, 4 ou 6 pinos de ancoragem, a depender dos esforços ali presentes. Para o detalhamento desses chumbadores, é necessário que, com a quantidade de pinos resultante do dimensionamento, sejam respeitados os afastamentos mínimos entre as barras. Assim, o consolo e o aparelho de apoio (almofada de neoprene) devem possuir dimensões suficientes para comportar o posicionamento desses pinos respeitando as folgas e afastamentos necessários. O valor mínimo de espaçamento entre pinos é dado pela expressão mostrada abaixo. Caso o espaçamento calculado para os pinos não respeite o valor mínimo, será emitido o Aviso 64 - Erro no dimensionamento dos pinos do consolo CX.

 

Em linhas gerais, esta equação garante que o espaçamento mínimo emin entre dois pinos seja superior ao diâmetro Φ de um pino mais a folga dos furos ff. De maneira, mais gráfica, a figura abaixo mostra este limite para uma configuração de consolo com dois pinos. É importante notar que este espaçamento deverá ser respeitado em ambas as direções, no caso de arranjos com quatro ou seis pinos. No caso de consolos com apenas um pino, não há necessidade de verificações quanto ao seu espaçamento.


Para verificar qual o espaçamento calculado pelo programa para um determinado consolo, você pode se valer do relatório de Consolos, que pode ser acessado a partir da janela de dimensionamento dos pilares, por meio de Relatórios - Consolos (botão ). Na tabela Dimensionamento dos pinos, será exibida uma tabela que informa os espaçamentos verticais e1 e horizontais e2 calculados para cada consolo, em cada uma das configurações de pino.


Os espaçamentos calculados para os consolos dependem de dois aspectos principais: a geometria do consolo e as configurações de afastamento adotadas pelo projetista. Na figura abaixo, é exibido um esquema de seis pinos, juntamente com as indicações de cada uma das dimensões que podem ser alteradas: 

 

De modo geral, temos que o espaçamento dos pinos poderá ser calculado de acordo com as equações abaixo.


Conforme destacado acima, tanto e1, quanto e2, devem respeitar o espaçamento mínimo. Uma vez definido o espaçamento dos elementos, é possível definir qual o comprimento de ancoragem necessário para garantir a solidarização do pino com a viga e o consolo. Este procedimento é verificado no próximo artigo desta série, Comprimento de ancoragem para pinos

Colaborador: Fábio de Marchi Pintos