Dimensionamento

Como analisar os deslocamentos horizontais da estrutura de alvenaria estrutural

Para verificar a estabilidade global da estrutura de alvenaria estrutural, cria-se um modelo simplificado em que os pavimentos são representados por barras cuja rigidez depende da disposição das paredes no pavimento. A rigidez da barra em cada direção é obtida através de um somatório das rigidezes dos grupos de paredes considerados para contraventamento. Assim, o contraventamento da estrutura de alvenaria estrutural é garantido com uma eficiente disposição das paredes de alvenaria nas duas direções principais da edificação.


Avaliação da estabilidade

Para avaliar o comportamento da estrutura de alvenaria estrutural, pode-se acessar o relatório de estabilidade global através de comando  "Estrutura -  Relatórios - Relatórios da Análise - Verificação de estabilidade (Gama-Z)". Este relatório mostra uma série de informações sobre a estabilidade global da estrutura, como seu deslocamento e o coeficiente γz para a combinação de ações mais crítica do projeto, em 3 diferentes considerações: Alvenaria, Pórtico e Global (Alvenaria + Pórtico). O modelo Alvenaria considera apenas os pavimentos de alvenaria do projeto, enquanto que o modelo Pórtico considera os pavimentos de concreto armado existentes abaixo das paredes de alvenaria (geralmente composto pelo pavimento de transição, onde são lançadas as fundações no Eberick):


Outros relatórios que podem ser utilizados para avaliar a estabilidade global da estrutura de alvenaria estrutural são os relatórios de "Deslocamentos horizontais" e "Análise P-delta", ambos podem ser acessados pelo menu "Estrutura - Relatórios - Relatórios da análise".

Para auxiliar na avaliação da inércia da edificação, o Eberick dispõe também de um diagrama de contraventamento do pavimento, que pode ser acessado na janela de dimensionamento das paredes de alvenaria estrutural (botão ), acessando a opção "Diagrama de contraventamento" (botão ):


Neste diagrama, serão apresentados os grupos de paredes consideradas para a estabilidade global da estrutura. Esses são os grupos de parede que contribuem para a estabilidade lateral da estrutura, portanto sua apresentação permite obter uma noção da eficiência da solução estrutural adotada para a edificação. Também através deste diagrama, pode-se detectar possíveis deficiências no sistema de contraventamento da estrutura, e verificar o impacto da presença das aberturas na continuidade das paredes consideradas para contraventamento:


Após analisar a estabilidade horizontal da estrutura, caso seja necessário reduzir os deslocamentos horizontais, então deve-se voltar à concepção da edificação e alterar o posicionamento das paredes de alvenaria estrutural, de modo a obter uma inércia significativa em ambas as direções.