Modulação

Alterar bloco estratégico

A alvenaria estrutural é um processo construtivo racionalizado no qual os elementos que desempenham a função estrutural são as próprias paredes da edificação. Uma adequada modulação das paredes e posicionamento das aberturas é fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural seja racional e econômica.

Alterar bloco estratégico

O QiAlvenaria permite que o projetista alterar os blocos estratégicos definidos previamente pelo programa. Este medida pode ser tomada para reduzir a necessidade de ajustes na paginação da paredes.

Tomando como exemplo a modulação da PAR26, observe que há um enchimento de 21 cm que pode eliminado alterando o bloco estratégico na extremidade direita da parede.


Para alterar o bloco estratégico selecione o comando Alterar na guia Operações, na sequência clique sobre o bloco estratégico que deseja alterar e selecione uma das opções disponíveis. A disponibilidade de blocos para alteração está associada com o espaço disponível para cada opção.


Alterando o bloco estratégico utilizado, observe que a modulação da parede é atualizada automaticamente e o enchimento na PAR26 é eliminado.


Colaborador: Edvanio Pacheco Teixeira