Fundações

Erro D38 - Pilar com erro

Ao realizar o dimensionamento de fundações no Eberick, o elemento de fundação pode apresentar o erro D38 - Pilar com erro. Esta mensagem de erro impede que o dimensionamento do bloco seja realizado.

No momento do dimensionamento da fundação, é necessário que os pilares do primeiro lance da estrutura já estejam dimensionados. Em situações nas quais o próprio pilar está com um erro de dimensionamento, portanto, não é possível realizar o dimensionamento de seu elemento de fundação.

Ao verificar o erro D38, portanto, deve-se acessar a planilha de dimensionamento dos pilares do pavimento de fundações (botão  ) e verificar o dimensionamento do pilar correspondente ao bloco. No exemplo acima, o bloco que apresenta o erro D38 é o bloco B6. Portanto, o pilar correspondente é o pilar P6. Ao acessar a janela de dimensionamento dos pilares, vemos que este pilar apresenta um erro de dimensionamento:

Após resolver o dimensionamento do pilar, podemos voltar para a janela de dimensionamento das fundações (botão   ou  ) e verificar que o erro já está resolvido:

Portanto, o erro D38 não indica um erro no dimensionamento do elemento de fundação, mas sim um erro no dimensionamento do pilar correspondente, que deve ser resolvido antes de prosseguir com o dimensionamento da fundação.