Geral

Por que as abas "Lançamento" e "Operações" não aparecem no AltoQi Builder?

Ao iniciar o AltoQi Builder, para que as funções de lançamento e edição de projetos estejam habilitadas, é necessário que esteja aberto no programa o croqui de um projeto específico. Caso este projeto já exista e ele ainda não esteja aberto, deve-se abri-lo através do procedimento indicado no artigo Como abrir um projeto no AltoQi Builder?. Caso o projeto ainda não exista, deve-se criar uma nova edificação, através do procedimento indicado no artigo Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Builder?.
 
Após a criação ou abertura do projeto as funções de "Lançamento" ou "Operações" ainda não estarão habilitadas. Isto ocorre pois os menus do AltoQi Builder são dinâmicos, isto é, seu conteúdo é ajustado de acordo com o conteúdo sendo visualizado em tela. As guias serão habilitadas apenas quando for acessado o croqui de um projeto.
 
 
Para que as guias "Lançamento" e "Operações" sejam habilitadas no programa, portanto, deve-se abrir o croqui do projeto que se deseja alterar. Para realizar isso, basta acessar a janela Edificação, através da guia "Elementos":
 
Na janela Edificação, pode-se executar um duplo-clique no projeto do qual se deseja editar o croqui:
 
 
Após ter aberto o croqui do projeto, as guias "Lançamento" e "Operações" estarão disponíveis:
 
 
Uma outra situação que pode acontecer no caso de projeto com Alvenaria estrutural, é estar com uma  Planta de modulação  aberta, ao invés de um  Croqui  do pavimento. Como a planta de modulação serve para exibir detalhamentos de cada fiada e não para realizar lançamentos, as abas  Lançamento  e  Operações  também estarão desabilitadas se a modulação estiver aberta ao invés de um croqui. É fácil identificar que se trata de uma planta de modulação quando no final do título da aba vemos a indicação de uma fiada, como no exemplo abaixo: