Lajes

Como resolver os erros D62 e D63- Erro no cálculo da armadura superior (direção X / Y)

Durante o dimensionamento das lajes no AltoQi Eberick, o programa verifica a possibilidade de resolver uma determinada armadura com todas as bitolas habilitadas nas configurações do projeto. Caso não seja possível resolver a armadura com nenhuma das bitolas habilitadas, é emitido um erro de cálculo da armadura. Quando o erro apresentado é o Erro D62 - Erro no cálculo da armadura superior (Direção X), isto significa que não foi possível resolver a armadura superior na direção X da laje. O Erro D63 indica exatamente a mesma situação, porém para a direção Y.

Neste caso, não é possível verificar o resultado de cada bitola, como ocorre para outros erros de armadura, como o Erro D31 - Erro no cálculo da armadura principal (direção X). Portanto, caso seja verificado este erro na armadura superior da laje, deve-se tentar localizar a região com momento negativo excessivo na laje, e alterar o modelo para que este momento negativo seja reduzido, ou então aumentar a espessura da laje para que seja possível dimensionar as armaduras para o momento solicitante.

Outras alternativas possíveis são habilitar outras bitolas para o dimensionamento das lajes, na Guia Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade, ou então alterar os limites utilizados no dimensionamento das lajes, em Guia Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Lajes.