Lajes

Como resolver o aviso "Existe um bordo livre entre a laje L* e a laje sendo lançada"

Ao realizar o lançamento de uma laje no AltoQi Eberick, o usuário pode encontrar a mensagem "Existe um bordo livre entre a laje L* e a laje sendo lançada. Não foi possível definir o contorno da laje":

Esta mensagem diz respeito ao fato de que, no AltoQi Eberick, duas lajes nunca podem possuir um bordo livre em comum. Desta forma, duas lajes não podem ser divididas por um elemento de barra, ou por um elemento de viga sem rigidez.

Uma situação de exemplo é o lançamento de lajes de beiral, quando se deseja separar os trechos das lajes em lajes distintas. Ao tentar realizar o lançamento da segunda laje, o aviso acima será emitido e não será possível lançar a laje.

Para resolver esta divisão entre as lajes, têm-se duas alternativas: lançar uma viga separando as lajes ou lançar um espaço vazio entre as lajes, simulando um bordo livre. Ambas as opções exigem que o detalhamento seja revisado para garantir que seja conforme o esperado.

Adicionar uma viga separando as lajes

As lajes podem ser separadas por elementos de viga. Portanto, neste caso, pode-se inserir uma viga para que as lajes sejam lançadas normalmente. 

Note que a viga não necessita ser lançada com altura suficiente para ser dimensionada, mas pode ser lançada como uma viga baixa, com a mesma altura da laje, para possibilitar o dimensionamento das lajes:

Com este lançamento, perceba que as lajes serão consideradas consolidadas na grelha, com continuidade sobre a viga lançada.

Bordo livre afastado entre as lajes

Uma segunda alternativa, caso seja desejado que exista um bordo livre entre as lajes, é lançar dois elementos de barra afastados em uma distância pequena, por exemplo 5 cm:

Desta forma, as lajes serão consideradas como separadas, sem existir vínculo entre as lajes.

Assim, pode-se resolver o lançamento dos casos em que as lajes são separadas por um bordo livre utilizando a alternativa mais adequada para o lançamento desejado.