Configurações

Como personalizar as cotas geradas pelo AltoQi Eberick?

Em diversos desenhos gerados pelo AltoQi Eberick, são geradas cotas para referenciar a posição dos elementos detalhados no desenho. Nestes casos, o usuário pode personalizar o estilo das cotas geradas, bem como a simbologia utilizada, a fonte do texto e a precisão numérica das cotas. Este artigo explica as configurações disponíveis para a personalização das cotas geradas pelo programa.

Configuração do estilo das cotas

Para acessar as configurações disponíveis para as cotas, basta acessar o comando Estrutura - Configurações - Desenho - Cota.

Nesta janela, pode-se personalizar as cotas geradas pelo programa. As configurações disponíveis estão listadas abaixo:

  • Aparência: permite personalizar a extensão das linhas da cota e a distância do início da linha até o ponto de referência. O esquema à direita ilustra o significado dos valores.
  • Símbolo: permite escolher qual o símbolo utilizado no início e fim das linhas de cota, podendo-se escolher entre vários tipos de símbolo e alterar seu tamanho. O campo abaixo mostra uma previsão da cota gerada.
  • Medidas: configura o número de casas decimais utilizadas na geração da cota e a exibição de zeros a direita. As alterações podem ser visualizadas na previsão logo acima.
  • Fonte padrão: permite que seja selecionada qual a fonte utilizada para as cotas, bem como a cor do texto gerado. Deve-se clicar no botão Fonte para abrir uma janela de seleção da fonte desejada