Reservatórios

Lançamento de boiler para acumulação de água quente

Comumente empregado em sistemas de aquecimento central individual ou coletivo, o aquecedor de acumulação, ou boiler, segundo a NBR 5626/2020, corresponde a um elemento destinado a aquecer a água acumulada em seu interior, contando com fontes a energia como a de combustão, elétrica, ou solar.
Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento e dimensionamento de um boiler tem início com a inclusão deste elemento como um Ponto de água quente, seja como Aquecedor vertical ou mesmo Aquecedor horizontal, ilustrado na figura a seguir.

Fonte: Adaptado de Creder (2006).
 
Para compreender a aplicabilidade deste elemento, estão listados abaixo dois artigos que discorrem do lançamento e dimensionamento do boiler:
  1. Dimensionamento do boiler para acumulação de água quente;
  2. Lançamento do boiler para acumulação de água quente.

Lançamento do boiler

Antes de considerar os tubos conectados ao boiler, é importante lançá-los primeiro para saber exatamente o espaço que ocuparão e qual elevação estarão em relação ao piso, bem como facilitar a conexão dos tubos à este elemento posteriormente.
Para lançar o boiler, proceda conforme indicado a seguir.
  1. Na guia Lançamento, grupo Rede, defina a opção Rede para Água quente;
  1. Ainda na mesma guia, junto ao grupo Pontos, selecione o comando Aquecedor vertical ou Aquecedor horizontal. Para ilustrar o lançamento, será selecionado um aquecedor de acumulação horizontal;
  1. Clique sobre a posição desejada para o aquecedor de acumulação no croqui corrente.
  2. Selecione o reservatório térmico desejado à direita da tela, na janela Peça;
Observação: É possível alternar entre os grupos Reservatório térmico elétrico e Reservatório térmico solar para selecionar o reservatório de acordo com a fonte de energia utilizada para aquecimento.
  1. Defina o ponto diretor para o alinhamento do boiler e da indicação da nomenclatura;
  2. Clique na tecla <Esc> duas vezes para finalizar esta etapa.



Definição das propriedades do boiler

Depois de lançado, é preciso definir as propriedades do aquecedor de acumulação para o seu correto dimensionamento no programa.
  1. Selecione o boiler lançado no projeto e, em seguida, acesse a guia Elementos - grupo Acessar e selecione o comando Propriedades;
  2. À direita da tela, na janela Propriedades, localize a caixa de diálogo Capacidade do aquecedor, junto ao grupo Dimensionamento, destacada na figura abaixo;
  3. Defina os valores determinados para a capacidade do aquecedor. Tais valores influenciam no resultado de volume e potência do tanque;
  1. Defina o percentual do consumo diário de água quente que será empregado no dimensionamento do aquecedor de acumulação no campo Volume do tanque (%);
Observação: Costuma-se adotar o percentual de 100% para aquecedores de acumulação associados ao aquecimento solar.
  1. Defina o percentual do consumo diário de água quente que será empregado no dimensionamento da potência do aquecedor de acumulação no campo Consumo horário (%);
Observação: Costuma-se empregar o percentual equivalente ao pico de consumo diário em que o reservatório deve ser capaz de repor a temperatura de água fria. O artigo Dimensionamento do boiler para acumulação de água quente dispõe de tabela com valores de referência para este parâmetro.
  1. Para atualizar o dimensionamento com os dados acima dispostos, efetue o processamento do projeto Hidráulico com uso do comando Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

Ligação dos tubos ao boiler

Após lançar e definir as propriedades do boiler, o lançamento dos tubos ligados à ele pode ser realizado conforme apresentado no artigo Lançamento das tubulações para associação de boiler e placa solar.
Com o procedimento acima, o boiler será apresentado no croqui com o volume resultante estabelecido na definição desta peça.
  
O relatório do dimensionamento é gerado a partir do Gerenciado r, com procedimento equivalente ao descrito para unidades de tratamento no artigo Como gerar o relatório de dimensionamento de uma unidade de tratamento?.