Pilares

Estribos abertos em pilares

Segundo o item 18.4.3 da NBR6118:2014 a armadura transversal de pilares, constituída por estribos e, quando for o caso, por grampos suplementares, deve ser colocada em toda altura do pilar, sendo obrigatória sua colocação na região de cruzamento com vigas e lajes.

No entanto, a utilização de estribos fechados na região de encontro com vigas pode dificultar a montagem das armaduras, visto que dificulta o encaixe das armaduras longitudinais das vigas apoiadas nos pilares.

Desta forma, o AltoQi Eberick permite a utilização de estribos abertos no encontro com vigas, facilitando a montagem das armaduras, visto que estes estribos podem ser posicionados e fixados na barras longitudinais dos pilares após o encaixe das armaduras das vigas.

No AltoQi Eberick, a aplicação destes estribos pode ser habilitada mantendo o item Adotar estribos abertos na região de cruzamento com as vigas ativo no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Pilares".

Com este item habilitado o programa irá criar uma região adicional de estribos, posicionados ao longo de toda altura da viga que se cruza com o pilar.

Caso o projetista opte por não utilizar estribos abertos no encontro com vigas, serão detalhados estribos fechados distribuídos ao longo de toda altura do pilar.

Neste caso, deve-se avaliar a compatibilização das armaduras de pilares e vigas na região de intersecção em obra, visando atender as prescrições da NBR6118:2014.