Fiação

Utilizando o comando Passar fiação do circuito

Um dos grandes diferenciais do AltoQi Builder é o lançamento automático da fiação. Após inserir todos os pontos, definir circuitos e lançar os eletrodutos, deve-se executar o comando Processar, guia Operações - grupo Dimensionamento, com a opção Passar fiação habilitada.

O traçado da fiação é feito de forma global com base nos caminhos detectados pelos condutos lançados entre os pontos.

Quando há mais de um caminho possível para o circuito o programa insere a fiação pelo caminho mais curto, porém se a solução adotada pelo programa não for do gosto do usuário é possível modificar o caminho feito pela fiação.

Uma das formas de realizar esta modificação é utilizando o comando Passar fiação do circuito.

Utilizando o comando Passar fiação do circuito

Esse comando permite ao usuário selecionar um caminho de eletrodutos, ligando o quadro a todos os pontos do circuito, por onde o programa incluirá todos os condutores necessários para alimentar os pontos do circuito em questão. Ele serve para trocar o caminho da fiação de um circuito.

ObservaçãoEste comando só pode ser utilizado se todos os pontos do circuito estiverem no mesmo pavimento.

Como exemplo, realizaremos a modificação do caminho da fiação do circuito 1.


Para passar a fiação pelo caminho desejado deve-se:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador expandir o pavimento onde encontra-se o circuito;
  • Selecionar o circuito, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Passar fiação do circuito;


  • Selecionar todos os condutos por onde irão passar os fios do circuito em questão, desde o quadro até os pontos finais;
Observação: O usuário deverá selecionar os condutos até todos os pontos finais do circuito em questão, mesmo aqueles caminhos que não deseja alterar.


  • Pressionar Enter para o programa passar a fiação pelo novo caminho selecionado.




ObservaçãoAo utilizar o comando Passar fiação do circuito, o programa automaticamente altera a opção Fixar fiação lançada para Sim nas propriedades do circuito. Com isso o programa não passará a fiação automaticamente para o circuito quando o comando Processar, com a opção Passar fiação habilitada, for executado, não desfazendo a modificação realizada.  Após realizar as modificações na fiação do projeto recomendamos analisar seu projeto para verificar se existem erros na fiação colocada manualmente pelo usuário. 

Realizando o procedimento descrito neste artigo será possível alterar o caminho feito pela fiação.