Relatórios

Como gerar o relatório de problemas de fluxo?

A apresentação de indicações de triângulo motivadas pelo fluxo, ou seja, devido ao deslocamento do fluido considerado no projeto pode variar mas, em geral, é consequência do lançamento de conexões e tubos interligados a estas conexões, o que pode interferir significativamente no dimensionamento do projeto.

Neste material estão apresentados os diferentes procedimentos para a geração do relatório de problemas de fluxo na plataforma AltoQi Builder, que varia de acordo com o projeto de referência, para que seja possível constatar quais as situações de fluxo indesejadas são observadas na edificação. Os demais relatórios do programa constam no artigo Relatórios gerados no AltoQi Builder.

Observação: A geração do relatório de problemas de fluxo aplica-se aos projetos Gás, Hidráulico, Incêndio, e Sanitário.

Relatório de problemas de fluxo de toda a edificação

Para gerar o relatório de problemas de fluxo de todo o projeto, proceda da seguinte maneira:

  • Acesse a guia Elementos - grupo Acessar, e selecione o comando Edificação;

  • Na janela Edificação à direita da tela, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do projeto e junto do menu de contexto Relatórios, selecione a opção Problemas de fluxo, destacado na sequência.

  • Perceba que será apresentado o relatório de problemas de fluxo nas conexões abrangendo para toda a edificação projetada, como exemplificado na figura a seguir.

Relatório de problemas de fluxo para pavimento específico

Para gerar o relatório de problemas de fluxo de um croqui de projeto específico, proceda da seguinte maneira:

  • Acesse a guia Elementos - grupo Acessar, e selecione o comando Edificação;

  • Na janela Edificação à direita da tela, localize o pavimento para efetuar a verificação;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre a disciplina de projeto desejada e, junto do menu de contexto Relatórios, selecione a opção Problemas de fluxo, como ilustrado para o projeto Hidráulico na sequência.

  • Perceba que será apresentado o relatório de problemas de fluxo nas conexões abrangendo apenas o croqui de projeto selecionado do respectivo pavimento, como exemplificado na figura a seguir.

Com os procedimentos acima destacados será possível gerar o relatório de problemas de fluxo de acordo com o contexto desejado.

Observação: Para retificar os problemas de fluxo visualizados nas conexões que estão mencionados no relatório gerado, seja no âmbito da edificação ou mesmo de um pavimento específico, sugerimos o acompanhamento do material Indicação - Problemas de fluxo.