Processamento

Como optar entre o modelo de análise integrado ou de grelha com pórtico espacial

No Eberick, existem dois modelos para análise da estrutura, o modelo integrado, e o modelo separado de grelhas e pórtico espacial. A decisão por qual modelo será utilizado para análise deve levar em consideração como será realizada a análise em cada caso e quais consequências essa escolha pode ter no dimensionamento dos elementos estruturais. Este de artigo explica o que significam os dois modelos de análise diferentes e o que se deve considerar ao decidir por qual modelo será utilizado.


Diferenças entre os modelos

No modelo de grelhas separadas do pórtico, os painéis de lajes são analisados primeiro, com um modelo bi-dimensional de grelha, e as reações das lajes nas vigas são adicionadas a um modelo separado de pórtico espacial, no qual são representados apenas os pilares e vigas. 

 

O modelo integrado, por sua vez, inclui todas as barras de todos os pavimentos em um modelo espacial único, e realiza a análise deste pórtico de maneira completa para já obter os esforços em lajes, vigas e pilares da estrutura. A adoção deste modelo permite considerar a presença das lajes na análise da estabilidade global da estrutura, bem como calcular esforços de temperatura e de retração nos elementos estruturais.

 

Como alterar o modelo adotado na estrutura

No Eberick, no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise, é possível alterar o processo utilizado para a  análise da estrutura, escolhendo entre o modelo integrado ou o modelo separado de grelha + pórtico espacial:


Ao alterar este modelo de análise, é necessário re-processar a estrutura para que tenha efeito esta alteração. 

Diferenças ao processar a estrutura

Algumas etapas do processamento da estrutura dependem da adoção do modelo correto de análise. Esta diferença será percebida na própria janela de processamento, na qual algumas opções não estarão disponíveis caso o modelo integrado seja selecionado:


A determinação da flecha nas lajes através do procedimento iterativo, por sua vez, é um processo que depende a adoção de um modelo isolado de grelha, e não estará disponível no modelo integrado de análise, apenas no modelo separado. Ao adotar o modelo integrado, as flechas das lajes ainda serão analisadas, porém esta análise será realizada no mesmo modelo que as vigas, através da rigidez recalculada das barras. Semelhantemente, ao adotar o modelo Integrado, a análise dinâmica ficará disponível para o pórtico como um todo, e por esse motivo a opção de análise dinâmica das lajes fica automaticamente desabilitada.

Desta forma, pode-se escolher o modelo desejado para análise da estrutura, levando em consideração as especificidades de cada modelo. Além disso, deve-se considerar que a análise com o modelo integrado pode ser mais custosa computacionalmente, podendo resultar em um processamento mais demorado da estrutura