Configurações

Configurando teclas de atalho

Existem diversas formas de acessar os comandos disponíveis no AltoQi Builder. As formas pré-definidas são as Guias (que contém e organizam os comandos do programa), a barra de comando e a barra de acesso rápido.

Além disso, é possível acessar diversos comandos pelo teclado, seja através de teclas de atalho ou através da linha de comando.

  • Alguns comandos existentes possuem teclas de atalho padrões configuradas. Por exemplo, pode-se acessar o comando Apagar (guia Desenhos - grupo Editar) pressionado a tecla Delete.
  • Todos os comandos possuem um nome correspondente, que uma vez digitado na linha de comando, aciona o comando. Por exemplo, pode-se acessar a janela Edificação (guia Elementos - grupo Acessar) digitando PROJETO na linha de comando e pressionando Enter.
  • Alguns comandos também possuem abreviaturas padrões configuradas, que uma vez digitada na linha de comando, aciona o comando. Por exemplo, pode-se acessar o comando Linha (guia Desenhos - grupo Construir) digitando L na linha de comando e pressionando Enter.

Além das teclas de atalho e abreviaturas padrões é possível que o usuário configure, ou modifique, estes itens para os comandos desejados.

Configurando Teclas de atalho e Abreviaturas

Para configurar teclas de atalho e abreviaturas:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecione a aba Sistema;
  • Selecione Teclas de atalho;
  • Selecione a Categoria e o Comando desejado;
  • Selecione a Tecla de atalho e digite a Abreviatura desejada;
Observações
  1. Para verificar as teclas de atalho e abreviaturas cadastradas clique no botão ;
  2. Caso tente incluir uma tecla de atalho ou abreviatura para um comando que seja igual a outro já definido, o programa irá perguntar se deseja realmente fazer esta operação.

  • Clique em OK.

As teclas de atalho e abreviaturas estarão disponíveis para utilização.

Observação Esta é uma configuração global, ou seja, é válida para o programa como um todo e não apenas para o projeto atual.

Realizando backup das Teclas de atalho e Abreviaturas

Em algumas situações onde é necessário reinstalar o programa AltoQi Builder ou carregar as teclas de atalho configuradas pelo usuário em outra máquina, deve-se realizar um backup do arquivo que contém estas informações para que elas não sejam perdidas e posteriormente seja possível incluí-las novamente no programa sem a necessidade de efetuar todo o processo de edição novamente.

Criação do backup

Para criar um arquivo de backup das teclas de atalho proceda da seguinte forma:

  • Acesse o diretório do programa, normalmente localizado na pasta C:\Users\<NOME_DO_USUÁRIO>\AppData\Roaming\AltoQi\QiBuilder\ATUALIZAÇÃO_DO_PROGRAMA;


Observação : A pasta AppData é uma pasta oculta portanto se não for possível localizá-la utilize o atalho "Tecla do windows + R" e entre com o comando %appdata% , inclusos os sinais de porcentagem, para acessá-la.
  • Copie o arquivo QiCad.ini para outro local de seu computador;

Incluindo o arquivo salvo na plataforma AltoQi Builder

Para incluir o arquivo salvo em uma outra instalação do Builder:

  • Acesse o diretório do programa, normalmente localizado na pasta C:\Users\<NOME_DO_USUÁRIO>\AppData\Roaming\AltoQi\QiBuilder\ATUALIZAÇÃO_DO_PROGRAMA;
  • Cole o arquivo QiCad.ini salvo anteriormente;
Observação : Se existir um arquivo QiCad.ini na pasta indicada é necessário substitui-lo.

Após incluir o arquivo na instalação do Builder as teclas de atalho configuradas anteriormente estarão disponíveis para utilização.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível configurar novas teclas de atalhos e abreviaturas para serem utilizadas no Builder.