Peças

Lançamento da caixa de gordura pré-fabricada em PVC ou alvenaria

Como descrito pela NBR 8160/1999, a caixa de gordura corresponde a uma unidade de retenção de gorduras, graxas e óleos presentes no efluente, que forma camadas a serem removidas periodicamente, com o intuito de evitar a sua obstrução.
Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento de caixas de gordura pré-fabricadas, seja em PVC ou alvenaria, disponíveis em catálogos de fabricantes, inicia-se com a inclusão destes elementos como um ponto sanitário, que representa um tipo especial de conexão.

Lançamento da caixa de gordura pré-fabricada

Para lançar a caixa de gordura em PVC ou alvenaria, execute o procedimento abaixo.
  1. Abra o croqui Sanitário do pavimento desejado;
  2. Na guia Lançamento, grupo Rede, defina a opção Rede para Esgoto;
  1. Ainda na mesma guia, junto ao grupo Pontos, selecione o comando Caixa de passagem ou Caixa de alvenaria. Neste exemplo, selecionaremos Caixa de passagem;
Observação:   O comando Caixa de passagem dispõe de caixas em materiais poliméricos, como o PVC. Já o comando Caixa de alvenaria, de caixas em alvenaria.
  1. Clique sobre a posição desejada para a caixa de gordura no croqui corrente;
  2. Selecione a caixa de gordura desejada à direita da tela, na janela Peça. Neste exemplo, utilizamos a opção Caixas de gordura - CG PVC - 30 x 30 cm;
Observação:  Caso desejada caixa de gordura em dimensões distintas destas disponíveis no cadastro padrão do programa, é necessário cadastrar uma peça personalizada, como ilustrado no artigo Exemplo: Cadastro de caixa de gordura em PVC.
  1. Defina o ponto diretor para a indicação da nomenclatura da caixa de gordura;
  2. Clique na tecla <Esc> duas vezes para finalizar esta etapa.

Definição das propriedades da caixa de gordura pré-fabricada

Depois de lançada, é preciso definir as propriedades da caixa de gordura para a sua adequada representação junto ao programa.
  1. Selecione a caixa de gordura lançada no projeto e, em seguida, acesse a guia Elementos - grupo Acessar e selecione o comando Propriedades;
  2. À direita da tela, na janela Propriedades, localize a caixa de diálogo Dados, destacada na figura abaixo;
  1. Defina o valor da distância entre o tubo de entrada mais baixo e o tubo de saída desta caixa no campo Desvio da saída;
  2. Defina o valor da distância entre o tubo de saída e a face de fundo da caixa de gordura no campo Desvio do fundo.
Observação:  As propriedades acima definidas serão empregadas na visualização do modelo tridimensional em modo Realista e compreende recurso exclusivo a contar da versão 2018 do programa AltoQi Builder.
Com este procedimento, será possível representar no croqui sanitário, e contabilizar junto do quantitativo de materiais, uma caixa de gordura já fabricada em PVC ou alvenaria.
Observação:  O lançamento e dimensionamento de caixas de gordura como unidade de tratamento compreende procedimento distinto que está descrito no artigo Como lançar a caixa de gordura como unidade de tratamento?.