Dimensionamento

Dimensionamento da bomba hidráulica de recalque

A bomba hidráulica de recalque é dimensionada pela plataforma AltoQi Builder de acordo com a porcentagem da vazão do consumo diário a ser recalcada para o reservatório superior. A bomba ideal é definida pelo cruzamento entre a curva do sistema hidráulico, gerada com referência na vazão mínima e a pressão mínima necessária e a curva de funcionamento da bomba. A imagem a seguir representa a interseção (ponto azul) entre a curva do sistema em rosa e a curva da bomba em azul.
Para dimensionar corretamente a bomba inicialmente deve-se configurar a vazão de projeto a ser recalcada, a quantidade de horas de funcionamento da bomba e o rendimento da mesma.
Para inserir os critérios desejados acesse a aba " Arquivo" - " Configurações..." - " Hidráulico". Na aba hidráulico selecione a opção " Alimentação". Nos campos destacados na imagem a seguir informe os dados desejados. 
Observação: O valor da "Vazão de projeto (%)" deve ser calculado de acordo com o tempo de "Funcionamento da bomba (h/dia)". O calculo a ser feito é 100% divido pelo número de horas. Na imagem acima, foi adotado o tempo de 5 horas e, portanto, a vazão de projeto foi preenchida com o valor de 20%, já que 100% dividido por 5 horas resulta em 20 %.
 
A partir dos dados informados e do lançamento realizado os valores de vazão mínima e pressão mínima são obtidos através do cálculo das perdas de carga no sistema hidráulico. Posteriormente, com base no valor da vazão mínima são arbitrados dois novos pontos, com novas vazões e respectivas pressões de forma a traçar a parábola que define a curva do sistema hidráulico, como indicado na figura a seguir.
Após lançar a bomba e realizar as configurações adequadas será possível escolher a bomba através do gerenciador, seguindo o procedimento descrito no artigo Como definir a bomba hidráulica?.