Condutos

Lançamento automático dos condutos

O módulo Elétrico possui um comando inovador, prático e totalmente automatizado para realizar o lançamento dos condutos. Com este recurso, em vez de lançar manualmente os eletrodutos, clicando ponto a ponto para conectar os elementos, o lançamento é efetuado com apenas um clique. Isso facilita o trabalho do usuário, encurtando o tempo de elaboração de projeto e também otimizando o lançamento, pensando em otimizar os custos de material de sua obra.

Acessando o comando

O comando Distribuir condutos tem como objetivo efetuar o lançamento automático dos condutos da rede elétrica de acordo com os critérios definidos nas configurações do projeto. Para realizar o lançamento automático dos condutos deve-se:

  • Abrir o croqui Fiação do pavimento desejado;
  • Acessar a guia Lançamento, grupo Conduto e selecionar a peça que deseja utilizar;


  • Ainda na guia Lançamento, acessar o grupo Lançamento, comando Distribuir condutos;


  • Os condutos serão inseridos.



Observação: Para o lançamento são levados em consideração diversos fatores e se eles não forem atendidos o programa não realizará este lançamento automaticamente. Para verificar os principais situações que fazem com que os condutos não sejam lançados automaticamente recomendamos a leitura do artigo Por que os condutos não são lançados de forma automática em meu projeto?. O comando de lançamento automático dos condutos também poderá ser realizado dentro dos Detalhes. Neste caso é necessário que o detalhe englobe o quadro de distribuição ou quadro transformador e os pontos com circuitos associados ao quadro. O lançamento será realizado somente no croqui que está aberto e em destaque na tela. No caso dos Detalhes, serão lançados somente condutos interligando pontos com circuitos associados ao quadro existente dentro deles.


Regras aplicadas no lançamento automático dos condutos
  • Não serão efetuadas as interligações entre quadros de distribuição, medição, alimentação predial, quadros transformadores, transformadores e entre pavimentos, assim como entre pontos com posição vertical "Teto" e "Piso".

A ordem de ligação dos pontos em relação ao quadro de distribuição ou quadro transformador corresponde a:

  • Os caminhos que passam pelos quadros são inválidos.
  • Não serão ligados pontos que poderão resultar em cruzamento de condutos formando um "T”.
  • De acordo com a posição do quadro de distribuição ou quadro transformador são definidos quatro quadrantes. Em cada quadrante é verificado o número de circuitos existentes e associados ao quadro. Este número de circuitos é dividido por quatro obtendo a quantidade de condutos que serão ligados diretamente ao quadro, por quadrante. No exemplo a seguir, tem-se na direita do quadro cinco circuitos resultando duas saídas, e na esquerda quatro circuitos resultando uma saída do quadro.
Observação: Os circuitos que possuem pontos com potência maior ou igual à configurada não devem ser contabilizados no cálculo que define o número de condutos de partida.


Regras aplicadas no lançamento automático dos condutos para ligação dos interruptores

  • Cada ponto com comando deve ter uma ligação com todos os demais pontos de Luz ou Força com o mesmo comando. Se não houver nenhum ponto de luz/força com o mesmo comando o conduto não será lançado.
  • A ordem de ligação dos interruptores no croqui será a mesma ordem de escrita, ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • Uma vez efetuada a ligação do interruptor a um ponto próximo, que possui caminho válido a todas as lâmpadas com o mesmo comando, não serão lançados outros condutos.

Regras aplicadas às configurações

O AltoQi Buider permite que algumas configurações sejam personalizadas pelo usuário. Elas estão disponíveis no menu "Arquivo - Configurações - Fiação - Preferências - Operações".


Peso unitário

Após o lançamento dos condutos de partida, a ligação dos próximos pontos é efetuada através de um critério classificatório na forma de Pesos. Estes pesos, que são configuráveis, irão decidir se o ponto será ligado ao ponto mais próximo dele e de mesmo circuito ou ao ponto mais próximo de circuito diferente, desde que já exista um caminho válido até o quadro.

  • Peso A - Referente à distância de lançamento de um novo conduto a um ponto próximo.
  • Peso B - Referente à distância do ponto a ser ligado até o quadro (ou até a lâmpada com mesmo comando, no caso dos interruptores).

A decisão de ligação entre o ponto em análise e seus candidatos se dará pelo menor valor obtido nas seguintes fórmulas:

  • Quando o ponto não está no mesmo circuito (ou mesmo comando, para os interruptores):

(Peso A)*Comprimento do eletroduto novo + (Peso B)*Comprimento total do caminho do ponto até o quadro

  • Quando o ponto está no mesmo circuito (ou mesmo comando, para os interruptores):

(Peso A)*Comprimento do eletroduto novo + (Peso B)*Comprimento do eletroduto novo

Abaixo pode-se observar que, efetuando o lançamento automático utilizando as configurações default de pesos unitários, ou seja, Peso A=4 e Peso B=2, a tomada localizada mais acima liga-se diretamente à lâmpada e, alterando o Peso A para 2, torna-se mais viável a ligação com a tomada de mesmo circuito.


O mesmo ocorre para a ligação dos interruptores, com a configuração Peso A=4 e Peso B=2, é lançado um conduto ligando o interruptor à lâmpada com comando diferente pois a ligação direta com a de mesmo comando acarretaria em um trecho maior neste caso. Já no caso da alteração do Peso A para 2, torna-se mais viável a ligação com a lâmpada de mesmo comando.


Número de condutos conectados na mesma caixa

  • Quantidade de elementos que conectam nas caixas das posições teto, alta, média, baixa e piso.


Ligar diretamente ao quadro pontos com potência maior que X (W)

  • Pontos com potência superior ao determinado, possuirão um conduto ligando diretamente ao ponto.


Comprimento máximo

  • Comprimento máximo que um conduto poderá possuir ao ser lançado.
  • Os trechos de interligação que ultrapassarem a distância definida não serão interligados.

Neste artigo foi apresentado o comando de lançamento automático dos condutos e quais as regras e configurações aplicadas sobre ele.