Outros

Como resolver erros e avisos no projeto do Eberick

Durante o fluxo de elaboração do projeto estrutural no Eberick, em diversos momentos o projetista poderá encontrar mensagens de erro ou de aviso referentes ao lançamento, à análise ou ao dimensionamento da estrutura. Ao encontrar tais mensagens, deve-se compreender o que esta mensagem indica, e alterar o projeto de modo a corrigir esta situação. 

A definição utilizada pelo Eberick para erros e avisos emitidos é a seguinte:

  •  Avisos são situações das quais o projetista deve estar ciente. Eles incluem situações particulares de dimensionamento que devem ser verificadas manualmente pelo projetista ou situações de lançamento que podem indicar um engano na inserção dos elementos.
  •  Erros são situações que impedem o dimensionamento dos elementos estruturais. Eles incluem situações em que é impossível realizar o dimensionamento do elemento estrutural ou então erros de lançamento que impossibilitam a análise da estrutura.

Ao encontrar uma mensagem de aviso durante a realização do projeto, portanto, deve-se ler a mensagem e compreender exatamente qual o detalhe a que o aviso se refere, ficando consciente da situação indicada e decidindo se será necessário realizar alguma alteração na estrutura ou se irá continuar o trabalho normalmente. Desta forma, não é necessário que os avisos sejam eliminados completamente do projeto, porém é necessário que o projetista revise e compreenda o motivo de cada aviso, decidindo se irá tomar alguma medida para resolvê-lo ou não.

Os erros de dimensionamento, por sua parte, devem ser resolvidos com alguma alteração no lançamento ou nas configurações adotadas no projeto. Ao encontrar tal mensagem, o projetista deve verificar o motivo que originou este erro e corrigir esta causa, de modo a possibilitar a continuação do projeto. Os elementos que permanecerem com erro de dimensionamento serão exibidos em vermelho na janela de dimensionamento, e não poderão ser detalhados.

Compreendendo a mensagem

Em todos os casos, para auxiliar na compreensão das mensagens de aviso ou erro emitidas no projeto, o projetista conta com um extenso conteúdo da Ajuda, bem como artigos técnicos publicados em nossa base de conhecimento. 

Dentro do programa, ao encontrar uma mensagem de erro ou aviso, pode-se realizar um duplo-clique na mensagem em si, o que irá abrir uma página de ajuda explicando o motivo da ocorrência do erro e algumas alternativas para sua solução, conforme o exemplo abaixo: