Configurações

Principais configurações de materiais e durabilidade

Informações como a classe de resistência do concreto são extremamente importantes para o dimensionamento do projeto e devem ser definidas antes do seu processamento. As configurações de materiais e durabilidade poderão ser acessadas no programa por meio do comando  Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e durabilidade. Neste menu são configurados os parâmetros do concreto e das armaduras para as diversas partes do projeto, bem como requisitos para garantia da durabilidade da edificação. Em destaque na figura abaixo seguem as principais configurações deste menu:

Aplicação

Permite aplicar valores diferentes para as configurações dos campos GeralElementos e Abertura máxima das fissuras para cada pavimento. Você poderá selecionar um ou mais pavimentos simultaneamente quando marcada a opção Por pavimento. Em contrapartida, se a opção Projeto inteiro estiver marcada, as configurações serão aplicadas para todos os pavimentos.

Classe de agressividade

A classe de agressividade de uma estrutura deve ser determinada de acordo com a Tabela 6.1 da NBR6118:2014. De acordo com o local onde será feita a edificação, é definida uma classe de agressividade, a partir da qual serão definidos os cobrimentos dos elementos estruturais (vigas, pilares, lajes, etc.).

Dimensão do agregado

Configura o diâmetro máximo do agregado utilizado na dosagem do concreto, em milímetros. Este valor influi na distribuição de barras longitudinais em uma seção transversal, conforme disposto no item 18.3.2.2 da NBR 6118:2014.

Controle rigoroso nas dimensões dos elementos

Havendo um adequado controle de qualidade e rígidos limites de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução, o item 7.4.7.4 da NBR 6118:2014 permite utilizar um valor menor para a tolerância de execução do elemento, diminuindo assim o cobrimento nominal em 5mm.

Considerar redução no cobrimento para peças com fck acima do requerido para a classe de agressividade

De acordo com o item 7.4.7.6 da NBR 6118:2014, para concretos de classe de resistência superior ao mínimo exigido, os cobrimentos nominais podem ser reduzidos em até 5 mm.

Elementos

Neste grupo de configurações é possível definir a resistência característica (fck) de cada elemento estrutural do projeto, o cobrimento dos elementos estruturais e as bitolas que podem ser utilizadas no detalhamento dos elementos. É importante ressaltar que caso tenha-se adotado uma resistência característica (fck) ou cobrimento com valores menores que o recomendável na NBR6118:2014 são gerados avisos que podem ser verificados através do botão Detalhes.

Abertura máxima das fissuras

Nesta configuração é possível definir qual a abertura máxima característica das fissuras para peças em contato com solo, água e demais peças. Na Tabela 13.4 da NBR6118:2014 é indicado de acordo com a classe de agressividade ambiental qual o valor máximo permitido para abertura de fissuras.

Fluência

Neste item, são definidos a umidade do ar na região em que será construída a edificação, a vida útil prevista e o tempo de início de carregamento sobre os elementos que compõe a estrutura, que basicamente é o tempo de retirada dos escoramentos. Através dos itens definidos nesta configuração que é determinado o valor do coeficiente de fluência. Através deste coeficiente pode-se estimar qual é a flecha diferida nos elementos que compõe a estrutura, ou seja a flecha que ocorre devido à fluência. Os itens 8.2.11, 17.3.1.2 e o Anexo A da NBR6118:2014 explicam em maiores detalhes este assunto.

Avisos

Na janela  Avisos, serão mostrados eventuais itens que estejam em desacordo com a norma vigente, como cobrimento ou resistência de concreto insuficientes para a classe de agressividade selecionada. O programa permite que você verifique os avisos clicando em  Detalhes. Na janela que se abre, você poderá corrigir seus valores selecionando o item na lista e clicando em  Corrigir.