A depender da arquitetura de um projeto, pode ser necessário inserir vigas inclinadas. Estas vigas são interessantes sobretudo para conferir rigidez a outros elementos inclinados, como rampas e escadas, por exemplo. Nesta série de artigos, mostrarei como inserir estas vigas e como o programa as considera em seu modelo estrutural.
- Como inserir vigas inclinadas?
- Vigas inclinadas com apoios intermediários (este artigo)
- Aviso 28 - Viga inclinada com continuidade não detalhada (empuxo no vazio)
Vigas inclinadas com apoios intermediários
Em alguns casos de lançamento, é necessário prever apoios intermediários para as vigas inclinadas, sobretudo quando estas possuem vãos muito significativos. No Eberick, há duas maneiras de fazer isso, a depender do tipo de apoio previsto para a viga. No final deste artigo, disponibilizo também um arquivo de projeto com os dois lançamentos para exemplificar os assuntos aqui expostos.
Viga apoiada por outras vigas
No caso de apoios lineares, como outras vigas, ou mesmo paredes de contenção, é necessário dividir o lançamento da viga inclinada em dois. Neste caso, siga o procedimento:
- Lance um nível intermediário na altura do apoio da viga.
- Lance a viga de apoio neste nível
- Acesse o pavimento superior e lance uma viga inclinada até o nível intermediário.
- Acesse o nível intermediário e lance uma viga inclinada até o pavimento inferior
Com este lançamento, a distribuição dos esforços será analisada de maneira adequada. Cabe destacar, todavia, que uma vez que a viga foi lançada como dois elementos distintos, seus detalhamentos também serão gerados separadamente.
Viga apoiada por pilares
No caso de vigas inclinadas com apoio em pilares intermediários, como mostrado na figura abaixo, o apoio é identificado automaticamente pelo Eberick, provido que os pilares se cruzem com a viga inclinada
Para realizar este lançamento, você deve seguir o procedimento abaixo:
- Lance um nível intermediário na altura da intersecção do pilar com a viga
- Lance o pilar passando por este nível intermediário (ele pode morrer neste nível, ou continuar para os níveis superiores).
- Lance a viga inclinada partindo do pavimento superior ao inferior. Não há necessidade de dividi-la no nível intermediário.
O programa irá identificar os apoios da viga automaticamente. Caso você possua muitos apoios intermediários, você também pode lançar mão de elevações para exprimir o desnível. Neste caso, lance o pilar até o nível superior e atribua uma elevação negativa. Se o pilar for lançado no pavimento inferior, com elevações positivas, o programa não consegu'irá identificar o cruzamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.