Lajes

Erro D31 - Erro no cálculo da armadura principal (direção X)

Para realizar o dimensionamento dos elementos estruturais, o AltoQi Eberick calcula uma determinada área de aço proporcional aos esforços que atuam sobre ele. O programa então verifica quais as bitolas de aço que foram habilitadas pelo usuário e tenta detalhar a peça com cada uma delas. Este erro ocorre quando nenhuma destas bitolas pode ser utilizada para realizar o dimensionamento da peça. Este impedimento pode acontecer por motivos distintos, de modo que o usuário deve identificar qual a situação associada à laje, de modo a tomar medidas direcionadas à situação específica. Este artigo busca direcioná-lo na resolução deste tipo de erro.

O Erro D31 é emitido para lajes, quando a armadura X não pode ser dimensionada. Assim, para analisá-lo:

  • Acesse a planilha de dimensionamento das lajes (botão ).
  • Acesse a guia Positivo
  • Na lista de vãos da laje, selecione o Vão X da laje indicada no erro. No caso da figura abaixo, foi selecionado o vão X da laje L1. Basta clicar sobre a célula da planilha - a coluna será selecionada automaticamente
  • Clique sobre o botão Resultados da armadura

A janela que se abre exibirá o erro associado com cada uma das bitolas, de modo que é possível identificar o erro mais recorrente, ou então aquele que ocorre na bitola que deseja utilizar.

Neste caso, deve-se adotar medidas direcionadas para os erros exibidos. Para mais informações sobre um determinado erro, você pode dar um clique duplo sobre a bitola que apresenta o erro em questão. A página da ajuda referente a este erro se abrirá.