Relatórios

Como alterar as propriedades da lista de materiais inserida no desenho?

Após inserir a lista de materiais junto ao croqui de projeto corrente no ambiente CAD da plataforma AltoQi Builder, como descrito no artigo Como inserir a lista de materiais no croqui de projeto?, é possível alterar algumas configurações associadas a esta lista de acordo com o que é almejado pelo projetista.

Propriedades da lista de materiais inserida no desenho

Para verificar quais as propriedades associadas a uma lista de materiais inserida no desenho, proceda com os passos detalhados abaixo.

  • Na guia Elementos, grupo Acessar, selecione o comando Propriedades;
  • Em seguida, clique sobre a lista de materiais inserida no croqui de projeto corrente no ambiente CAD do programa;
  • À direita da tela, na janela Propriedades, altere as informações como desejar.

As propriedades possíveis de se trabalhar junto da lista de materiais inserida no desenho estão descritas na sequência.



Observação: Algumas destas alterações também podem ser realizadas para todas as listas de materiais. Para isso, acesse o menu Arquivo - Configurações. Em seguida, selecione a guia da disciplina do projeto que deseja fazer as alterações. Nas opções de Padrões de desenho, selecione Tabela.

Incluir referências externas

Permite incluir os elementos das referências externas habilitadas no croqui em que esta lista de materiais está lançada.

Para que os elementos de referências externas habilitadas não sejam apresentados, selecione a opção Não. Caso sim, altere a opção para Sim.

Incluir elementos não visíveis

Permite incluir todos os elementos que não estejam visíveis no croqui.

Por exemplo, se um elemento foi lançado mas foi ocultado (Artigo: Como ocultar/exibir elementos no AltoQi Builder), este elemento estará invisível em planta e somente será adicionado na tabela se a opção Incluir elementos não visíveis estiver habilitada.

Exibir numeração

Permite incluir uma identificação numérica sobre as classes e elementos da lista de materiais, como ilustrado na figura abaixo.

Separar redes e Sub-redes 

Permite separar os elementos da lista de materiais de acordo com as redes e também sub-redes as quais os elementos estão associados, como ilustrado na figura abaixo.



Observação: Para compreender melhor a utilização das sub-redes, recomendamos a leitura do artigo Adicionando sub-redes ao projeto.

Adicionar hachura de destaque no título

Permite incluir uma hachura no título da lista de materiais.

Pavimento de origem

Permite selecionar o pavimento de origem das peças listadas na lista de materiais. Isso permite que, por exemplo, a lista de materiais do pavimento Cobertura seja exibida no croqui do pavimento Térreo.

Realizando as alterações junto das propriedades da lista de materiais selecionada no croqui, esta tabela será atualizada automaticamente.