Quando o telhado previsto para a edificação não é feito em concreto, é necessário realizar o lançamento das cargas correspondentes. O lançamento destes carregamentos depende basicamente de como as treliças irão se apoiar sobre os elementos de concreto. Neste artigo, mostrarei algumas opções distintas, sendo que você poderá adotar a mais adequada ao seu caso. Para mais informações sobre o lançamento de cargas, recomendo a leitura dos artigos Como inserir cargas concentradas e Como insiro cargas em lajes?.
O telhado
O primeiro passo para inserir as cargas é determinar adequadamente o seu valor. Isto dependerá da disposição das barras da treliça, bem como de seus apoios. Neste tutorial, utilizarei o modelo mostrado abaixo. Perceba que a treliça possui cinco pontos de apoio
Lançamento por cargas concentradas
Uma forma de se lançar o telhado sobre o modelo estrutural é através de esforços pontuais (cargas concentradas) nos pontos específicos de apoio da tesoura na estrutura. Este tipo de lançamento é ideal quando não há lajes ou vigas ao longo de toda a treliça, uma vez que permite aplicar os carregamentos concentrado nos pontos de apoio existentes.
Para isso, você deve seguir alguns procedimentos:
- Por meio do comando Lançamento - Barras e nós - Nó (botão
), adicione um nó nas vigas de apoio, correspondente ao apoio da treliça na viga.
- Por meio do comando Modelo - Cargas - Concentradas (botão
), insira o carregamentos nos pilares e nos nós das vigas
- Por meio do comando Modelo - Cargas - Localizadas (botão
), insira o carregamento nas lajes.
Lançamento de cargas lineares
Outra forma de considerar o carregamento do telhado é através de carregamentos distribuídos (lineares), onde assume-se que todo o banzo inferior da tesoura se apóia na viga ou laje de cobertura, transmitindo a esta seu carregamento de forma constante.
Para isso, você deve inserir as cargas de duas maneiras diferentes:
- Por meio do comando Modelo - Cargas - Lineares (botão
), insira a carga sobre as vigas. Na janela de lançamento, você pode selecionar a opção Selecionando barras.
- Por meio do comando Modelo - Cargas - Lineares, insira a carga sobre a laje. Na janela de lançamento, você pode selecionar a opção Definindo dois pontos.
Lançamento distribuído por área
É possível ainda, de acordo com os critérios do projetista, efetuar o lançamento da carga de telhado de forma mais genérica, considerando todo o seu carregamento distribuído uniformemente na área da laje.
Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras diferentes:
- Você pode adotar uma carga adicional distribuída por toda a laje. Isto pode ser feito com um clique duplo sobre a laje, e então acessando o botão Extra - Editar.
- Ou utilizar a ferramenta Modelo - Cargas - Por área.
Colaborador: Marcelo Canesin
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.